NO INICIO DO BLOG

7 de outubro de 2011

Para ler

No lugar dos outros
As pessoas hoje estão expostas. Eis um dos subprodutos mais notáveis das invenções de Steve Jobs e outras cabeças privilegiadas da tecnologia das comunicações. O telefone celular, a internet, e suas derivações deram ao cidadão comum a possibilidade de se expressar livremente como jamais na história humana. Todo mundo emite opiniões, a todo momento, sem freio nenhum, e o resultado é assustador: as pessoas não têm o menor respeito pelas outras pessoas.
Kant e Schopenhauer, que estou numa fase kantiana e shopenhaueriana ensinaram que o homem se move por algo que existe antes da razão. Não é nada transcendental, nada mágico, nada divino, é só a vida sendo vivida, é a natureza íntima das coisas, dos animais e das pessoas. Do mundo, enfim, Schopenhauer chamava isso de vontade. Essa vontade está em tudo, até na samambaia plantada no vaso da sala, que cresce e se desenvolve a acaba por morrer. Mas essa vontade escraviza o homem, faz com que ele faça coisas mesmo qundo seu intelecto não quer fazer. Para Schopenhauer, só um momento em que o homem se liberta da vontade.
Quando ele sente compaixão.
A compaixão pode ser definida como a capacidade que alguém tem em se colocar no lugar de outro ser humano e compreender o que ele está sentindo. Quando o homem sente compaixão, nega a própria vontade e supera o egoísmo natural do ser humano. É uma pequena façanha. Conheço muitas pessoas inteligentes e talentosas que são pessoas menores exatamente por não sentirem compaixão. Não me refiro à compaixão despertada pela tragédia: uma doença grave, um acidente grave, uma trapaça da sorte. Não. Aí é fácil se colocar no lugar do outro. Refiro-me ao trato do dia a dia.. Um sujeito se acha muito inteligente , mas destrata um balconista, é grosseiro com um colega ou oprime um subordinado. Ou seja: é uma pessoa que não consegue ir além do seu egoísmo. Ela não consegue retirar-se do centro do mundo e não consegue ver que, agindo como age, está produzindo sofrimento no outro. Não tem compaixão.
Via internet e outros tantos meios tornados possíveis por Steve Jobs  e cia, o homem comum insulta a tudo e a todos, difama, agride, ataca, esparrama-se em malícia. Suponho que os homens senpre foram assim, mas antes esse lado sórdido estava oculto, no anonimato. Agora o anônimo se mostra por inteiro, sua vontade schopenhaueriana está nua, às vistas do mundo,  e o que se vê não é bonito. O curioso é que ao ganhar a oportunidade de se comunicar mais com as pessoas, o homem comum não se aproximou das outras pessoas. Ao contrário, ele exercita cada vez mais seu egóísmo, torna-se cada vez mais incapaz de se colocar no lugar do outro. É uma doença dessa época. Uma época de homem sem compaixão.
David Coimbra - davidcoimbra@zerohora.com.br - 07/10/2011

Nenhum comentário: