NO INICIO DO BLOG

16 de janeiro de 2012

Pronomes relativos

Emprego dos pronomes relativos

Os pronomes relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar.

Este é o autor a cuja obra me refiro.
Este o autor de cuja obra gosto.
São opiniões em que penso. 


 - O pronome relativo quem é empregado com referência a pessoas. Não conheço a pessoa de quem você falou.
Esta é o rapaz a quem você se referiu.

Quando possuir antecedente, o pronome relativo quem virá precedido de preposição.
Lúcia era a mulher a quem ele amava.

É comum empregar o relativo quem sem antecedente claro. Nesse caso, ele é classificado como relativo indefinido.

Quem cala consente. = aquele que cala, consente

- O pronome relativo que pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas.

Não conheço o rapaz que saiu.
Não li o livro que você me indicou.

ATENÇÃO
Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições com mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual e suas flexões.

Esta é a pessoa de que lhe falei.
Esta é pessoa sobre a qual lhe falei.
Aquela é a ferramenta com que trabalho.
Aquele é o empreiteiro para o qual trabalho.

- O pronome relativo que pode ter por antecedente o pronome demonstrativo o e flexões.
"Cesse tudo o que a Musa antiga canta..."
Sei o que estou dizendo.
Calou o que sentia.

Em ambos os casos, o pronome o equivale a aquilo.

O pronome relativo cujo e flexões é relativo possessivo, equivalendo a do qual e flexões. Deve concordar com a coisa possuída.
Esta é a pessoa em cuja casa me hospedei. - Casa da pessoa.
Esta é a cidade cujas praias são lindas. - Praias da cidade.
Feliz o pai cujos filhos são ajuizados. - Filhos do pai.
Observem que esse pronome está sempre entre dois nomes, um posse do outro.

- O pronome relativo quanto e flexões normalmente tem por antecedente os pronomes indefinidos tudo, tanto, daí seu valor indefinido.
Falou tudo quanto queria.
Coloque tantas quantas forem necessárias.

- O relativo onde é usado para indicar lugar e equivale a em que, no qual.
Esta é a casa onde moro.
Não conheço o lugar onde você está.

Cuidado; aonde corresponde a para onde.
Aonde eu for,  virás comigo. Para onde eu for, virás comigo.
 Gurizada, um abraço....

Nenhum comentário: