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17 de setembro de 2012

Interpretação, crase, regência verbal, pronominais. Desafio!!!!!!


8. Acho que não pode haver discriminação racial e religiosa de espécie alguma. O direito de um termina quando começa o do outro. Em todas as raças, todas as categorias, existe sempre gente boa e gente má. No caso particular de certas músicas, não posso julgar, porque nem conheço os autores que se munem de uma letra de música para atingir alguém. Como posso saber se o que passou na cabeça desses autores era mesmo de ofender, de discriminar. Tiririca foi um autor que, no passado, compôs uma música com cunho discriminatório. Os negros têm razão por acharem que às vezes a música é uma ofensa. Recentemente Alexandre Pires se desculpou , dizendo que não havia razão para julgarem a letra que compôs uma afronta ao negro.



Pode-se afirmar, de acordo com o texto.

A ( ) A argumentação revela um senso crítico e reflexivo, uma mente que sofre com os preconceitos e , principalmente, com a própria impotência diante de tais preconceitos.

B ( ) A argumentação desenvolvida por meio de clichês subentende um distanciamento entre o enunciador e o ele negros.

C ( ) A argumentação partindo de visões inusitadas, mas abalizadas na realidade cotidiana, aponta para total solidariedade para com os negros e oprimidos.

D ( ) O discurso , altamente assumido pelo enunciador, a ponto de auto-citar-se sem pejo, ataca rebeldemente a hipocrisia social que mascara o preconceito.

E ( ) É impossível conceber, como desse mesmo enunciador, ataca os oprimidos tal como os negros.



8. A engenharia genética poderá criar espécies de plantas e animais. Resta saber se as diferenças genéticas entre as populações humanas não se podem intensificar e serem manipuladas para fins de suposta eugenia e predomínio racial, para não falarmos da criação de seres híbridos, com resultados imprevisíveis na biosfera.

Nesse trecho, o recurso argumentativo utilizado consiste em:

A ( ) apresentação e explicação de conceitos.

B ( ) contraste entre diferentes abordagens.

C ( ) enumeração de fatos que se contradizem.

D ( ) levantamento de hipóteses e seus desdobramentos.



No tocante___ relação entre ética, à ciência e à tecnologia, duas são as dificuldades. Do lado da ética, a dificuldade é gerar uma moral conforme as necessidades da ciência e da tecnologia, na medida em que toda ética implica sanções e interdições, e a ciência e a tecnologia em si mesmas, em sua lógica interna, não estão, de saída, dispostas a aceitar proibições e a sacrificar a liberdade de conhecer e de engenhar. Do lado da ciência e da tecnologia, a dificuldade, como viu Tolstói ___ respeito da primeira, é que elas são impotentes para gerar valores, os quais deverão ser buscados e gerados alhures, em outra esferas da sociedade e da cultura. Não bastasse, ao contrário do que imaginava Bacon, que acreditava que o conhecimento, ou melhor a ciência, além de gerar a técnica, deveria ser a norma da ação moral, a ciência e a tecnologia não têm capacidade de instaurar tal norma, haja vista, sua incapacidade de responder____duas questões que, segundo Tolstói mais interessam em nossas vidas: o que devemos fazer e como devemos viver? – talvez porque essas questões não tenham a ver com fatos, mas com valores, e os valores são algo mais do que uma cognição, dependendo de tradições, sentimentos e afetos. Daí não ser nada fácil a tarefa de ajustar a ética, a ciência e a tecnologia. Nosso temor de a grande insistente reivindicação de mais ética, de pôr ética em tudo, gerar uma irremediável frustração.

8. De que tipo de argumento se vale o autor para fundamentar seu ponto de vista?

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8. Qual a posição de Tolstói, comparativamente, à ciência e à ética?

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8. A alternativa que preenche corretamente os espaços em branco no texto é:

A ( ) a – a – a

B ( ) à – a – a

C ( ) a - à – a

D ( ) à – à – à

E ( ) a – a – à



8. Qual seu posicionamento sobre ética e a ciência andarem juntas?



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8. Se trocássemos o verbo “gerar”, segunda linha, por “querer” haveria implicações gramaticais?

A ( ) Querer seria verbo transitivo direto.

B ( ) Querer poderia ter o mesmo valor de amar.

C ( ) A transitividade seria de requer preposição.

D ( ) Poderíamos dizer que, pelo contexto, há verbo intransitivo com a mudança.

E ( ) Nenhuma das alternativas está correta.



8. Adestram-se animais, cultivam- se plantas e educam-se os seres humanos. Poderíamos dizer que o cultivo, o adestramento e a educação passam pela vida. Na história da experiência de viver que caracteriza a experiência de outros animais, das árvores e da experiência humana, nós, homens e mulheres, fomos os únicos capazes de inventar a existência humana.

A invenção da existência deu-nos a possibilidade de estarmos não apenas no mundo, mas com o mundo. Eu posso mudar o mundo e é fazendo isso que eu me refaço. E mudando o mundo que eu me transformo também. Homens e mulheres inventam a história que eles criam e fazem. Nós temos de colocar a existência decentemente frente à vida, de tal maneira que a existência não mate a vida e que a vida não pretenda acabar com a existência, para se defender dos riscos que a existência lhe impõe. Isso, para mim, faz parte dessa briga pelo verde, tendo certeza de que sem o homem e a mulher, o verde não tem cor.



Poderíamos substituir o verbo “adestram”por “ensinar”, sintaticamente teríamos:

A ( ) um verbo transitivo indireto;

B ( ) uma colocação pronominal incorreta;

C ( ) sintaticamente ambos possuem a mesma regência;

D ( ) a colocação pronominal não manteria as mesmas regras.

E ( ) nda



8. A respeito da colocação pronominal, assinale a alternativa incorreta.

A ( ) Não se devem exigir do político atitudes que contrariem sua ideologia.

B ( ) Isso é certo, porque, assim, ele se tornará um político desacreditado.

C ( ) A não ser dessa forma, servir-nos-á de nada termos nossos representantes na Câmara Legislativa.

D ( ) Essas reflexões nunca encontram-se escritas nos regimes internos.

E ( ) Porém, é nas ações cotidianas que se expressam e que se consolidam os valores políticos e ideológicos de um povo.



8. “E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ___ que ouvia em Limoeiro.”

“Habituara-se ____ boa vida, tendo de tudo, regalada.”

“ Os adultos são gente crescida que vive sempre dizendo pra gente fazer isso e não ____.”



Qual das alternativas completa corretamente os espaços?

A ( ) àquele – aquela – aquilo

B ( ) àquele – àquilo – àquela

C ( ) àquele – àquela – aquilo

D ( ) aquela – àquela – aquilo

E ( ) aquele – aquilo – aquela



8. Assinale a alternativa que preenche os espaços de acordo com a norma culta.

Às vezes, ela faz coisas---gosta pensando em agradar as pessoas----convive.

A ( ) que – das quais

B ( ) que – pelas quais

C ( ) que - cujas quais

D ( ) de que – com as quais

E ( ) de que – cuja as quais



8. Qual alternativa em que a regência do verbo assistir está errada?

A ( ) Assistimos um belo espetáculo de dança na semana passada.

B ( ) Não assisti à missa.

C ( ) Os médicos assistiram os doentes durante a epidemia.

D ( ) O técnico assiste aos jogos.



8. Visando---objetivo, visou---cheque e retirou-se.

De acordo com a regência do verbo, o preenchimento adequado seria?

A ( ) o – ao

B ( ) a – ao

C ( ) ao – o

D ( ) ao – ao

E ( ) o – o



8. Os economistas----bem para o comportamento econômico deste final de século; mas, -----contra possíveis mudanças de diretrizes financeiras do governo, pediam que ------investimentos de grande porte comprometedores.

A alternativa que preenche os espaços de acordo com a norma culta:

A ( ) o haviam preparado – se tentando precaver – se tentassem evitar

B ( ) haviam preparado-o – se tentando precaver – tentassem evitar-se

C ( ) haviam preparado-o – tentando-se precaver – tentassem se evitar

D ( ) haviam o preparado – se tentando precaver – se tentassem evitar

E ( ) haviam-no preparado – tentando precaver-se – se tentassem evitar



8 Se ninguém----a verdade, se precisei lutar para----nada --- a respeito.

De acordo com a norma culta, qual é a alternativa que preenche corretamente os espaços?

A ( ) disse-me – a encontrar – se falou

B ( ) disse-me – encontrá-la – se falou

C ( ) me disse – a encontrar – falou-se

D ( ) me disse – encontrá-la – se falou



8. O pacote do governo é tão grande que tapou o sol.

Combateremos a sombra. Com crase ou sem crase.

A ( ) considerando a regência do verbo combater, pode-se constatar que, na verdade, não é possível empregar a crase.

B ( ) não ocorrerá crase, pois o verbo combater foi empregado como intransitivo.

C ( ) há crase de acordo com a norma culta.

D ( ) é facultativa a crase.



8. 8.

I. O rapaz estava chateado, pois chegou à moça e disse que não era possível continuar o namoro.

II. O rapaz estava chateado, pois chegou a moça e disse que não era possível continuar o namoro.



Explique o primeiro contexto, em negrito, de acordo com a função sintática e a interpretação.

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Qual a interpretação do segundo contexto, em negrito.

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8.Descubra quem é e o que pensa o morador de São Paulo.

Se os sujeitos dos verbos estivessem no plural, como ficaria o anúncio?





8. I. Ele cheira à flor de romã.

II. Ele cheira a flor de romã.

Explique os dois contextos; interpretação e sintaxe.

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