NO INICIO DO BLOG

21 de setembro de 2012

Variedades linguísticas

- a anos -  referência ao futuro - Voltará daqui a anos.
- há anos - referência ao passado - Há anos que não o vejo.



- a fim de - indica finalidade - Vim a fim de vê-la.
- afim de indica semelhança - Matemática e química são matérias afins.



- não se utiliza o artigo junto a um pronome possessivo.
A meu ver o setor industrial se recuperou.
a meu pedido.
a meu modo.
- nunca - ao meu ver - ok



- a par - significa estar por dentro, conhecimento.
Ele está a par de tudo.
- ao par - significa equivalência cambial
O dólar e o ouro estão ao par.



- acerca de - significa a respeito de
Falou acerca de informática.
- há cerca de - significa faz aproximadamente.
Há cerca de dez dias buscamos nos informar sobre tecnologia.

- ao nível de - significa à altura de.
Seu apartamento fica ao nível da rua.
- em nível de significa âmbito de.
O salário seria decidido em nível de congresso.

- ao telefone - à janela - à máquina...
Estou ao telefone.
jamais; estou no telefone.

- donde - significa de onde
- aonde - significa para onde
- onde - referente é lugar

- menor de idade
- jamais de menor - ok

- correto: hábitat
               privilégio
               prazerosamente
               beneficente
               rubrica



Nenhum comentário: