NO INICIO DO BLOG

5 de dezembro de 2012

Cuidado com esses tempos verbais!

Os textos devem primar pela gramática normativa. Tem sido hilário quando um candidato escreve "forrão", porém de acordo com o contexto é "foram", pretérito perfeito do indicativo, terceira pessoa do plural.
Agora, gurizada, "forrão" dói muito. Procurem lembrar, se é o que pretendem escrever nas redações;
Pretérito Perfeito do Indicativo

verbo ser                       verbo ir
                               
                                        
eu fui                            eu fui
tu foste                         tu foste
ele foi                           ele foi
nós fomos                    nós fomos
vós fostes                    vós fostes
eles foram                   eles foram

Perceberam?
Futuro do Presente do Indicativo
verbo ser                       verbo ir
eu serei                          eu irei
tu serás                          tu irás
ele será                          ele irá
nós seremos                  nós iremos
vós sereis                      vós ireis                  
eles serão                      eles irão

Passado
Futuro 
           Até... "forrão"?

Nenhum comentário: