NO INICIO DO BLOG

10 de abril de 2013

Modelo de redação para vestibular ou concurso

Tema de redação 
Política: indispensável ou superada?
Título

Precisa-se de cidadãos

Introdução



Cientistas políticos notaram que a consolidação das instituições democráticas acaba diminuindo a frequência de plebiscitos ou outras formas de participação política popular extraeleitorais. O fato foi tomado, incorretamente, por muitos como a superação gradual da participação política, que nos levaria ao surgimento da tecnocracia.

Desenvolvimento 1

Em uma realidade globalizada, neoliberal, vemos emergir o capital como dirigente supremo da organização social, seja através da política "tradicional" com os "lobbies", promovidos por grandes corporações, ou pela influência mediática dos anunciantes. A incapacidade dos governos atuais de balançar os interesses do bem comum, equilibrando as liberdades capitalistas com as necessidades das camadas sociais mais baixas cria uma população cética perante as instituições políticas em geral.

Desenvolvimento 2

A "despolitização", Brecht chamaria de analfabetização da sociedade, aumenta o vácuo entre as ações estatais e a vontade do povo, deixando o homem à mercê do corporativismo. Afastado da política ele perde a única possibilidade de defender seus interesses e direitos, bem como a última chance de alterar, ou momento de discutir a ordem vigente e, consequentemente, a realidade diária.

Conclusão

Entendendo-se a política como a busca do bem comum, como a defesa dos pequenos contra os maiores, da supremacia do justo sobre o injusto, como desejo do equilíbrio entre interesses e direitos diversos, rejeitando estender um"laissez-faire" a todas as questões sociais e a barbárie a que seríamos levados, vislumbra-se  a participação política não apenas como um direito cada vez mais importante, imprescindível, um dever.

Nenhum comentário: