NO INICIO DO BLOG

21 de julho de 2013

Tema de redação

A crise dos pais imperfeitos
Todo adolescente passa por uma crise muito pouco diagnosticada. Vou chamá-la de "crise dos pais imperfeitos", que surge quando o adolescente descobre que o pai e a mãe não são as pessoas perfeitas que eles imaginam.
Embora muitos pais nunca tenham insinuado nada nesse sentido, os próprios filhos os idealizam como perfeitos. Como a maioria não o é, mais dia menos dia ocorre a decepção.
Muito pais pioram a situação dando a entender que nunca erram, que sabem tudo e que são, em suma, o máximo. Até o dia em que o mundo desaba, e a verdade nua  e crua aparece: ninguém é perfeito. Aí vem a crise.
Essa crise traz uma enorme insegurança pessoal. A redoma de vidro do pai herói e da mãe heroína se desfaz. Uma crise dessas mal resolvida pode se agravar e transformar em desilusão, desânimo, o que pode elevar à exclusão social e à perda de ambição. Pode gerar desobediência à autoridade paterna, contestação e revolta contra os pais. Pode também gerar o amadurecimento, que vai se construindo  a partir da contestação de que ninguém é perfeito.

Construa um texto dissertativo-argumentativo em resposta à pergunta - Adolescência, tempo de crise ou de amadurecimento? Dê um título.

Nenhum comentário: