NO INICIO DO BLOG

7 de julho de 2015

CESPE) Prova agente PF X prova da CEF: qual a relação?

CESPE) Prova agente PF X prova da CEF: qual a relação?

12/12/2014
Olá, futuros agentes da PF,
Quando você leu o título desse artigo deve ter pensado: o que o edital da PF tem a ver com o da CEF? Bem, não sei se você chegou a ver o que dizia o edital que a banca Cespe fez para o concurso mais recente da CEF, dê uma olhadinha:
9.7.3 O candidato deverá produzir um texto com extensão máxima de 30 linhas, legível, caracterizado pela coerência e pela coesão, com base em comando formulado pela Banca Examinadora.Lembrando que esse edital foi reformulado (antes dizia que a prova seria de conhecimento específico).
E o tema que a banca Cespe cobrou foi (a fim de ganhar espaço aqui, retirei o texto motivador)
Tema:Impactos positivos e negativos dos avanços tecnológicos na vida moderna.
Agora, veja o que diz o edital deste ano da prova de agente da PF:
10 DA PROVA DISCURSIVA
10.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 13,00 pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo com no máximo 30 linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora.
Viu como seguiram o mesmo princípio? Ou seja, pode ser que a prova de agente que se aproxima trate também de algo de atualidade, um assunto que repercutiu, e provavelmente da área da segurança pública. Porém, já houve provas para PF em que o edital dizia algo diferente, observe:
9.1 A prova discursiva, para os cargos de nível superior, valerá 13,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relativos aos conhecimentos específicosdos respectivos cargos, constantes do item 13 deste edital.
O que isso quer dizer? Bem, a prova dessa natureza é mais complexa, com assuntos que são voltados para a área de formação do candidato, voltados para conteúdos que estão nos anexos do edital (Direito, por exemplo...).
Veja esta prova: (mais uma vez retirei o texto motivador e deixo apenas o tema): (ADMINISTRADOR CLASSE I)
As organizações públicas brasileiras têm-se deparado com o desafio de incorporar o pensamento estratégico em sua gestão como caminho para a melhoria de seu desempenho: Ferramentas de planejamento ? em especial, o planejamento estratégico ? têm sido apontadas como alternativas valiosas a serem utilizadas por essas organizações.
Considerando que essas informações e o fragmento de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da implementação de planejamento estratégico em uma organização pública. Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:
< descreva as etapas de desenvolvimento de um planejamento estratégico;
< discorra sobre os fatores que devem ser considerados em cada etapa.
Perceba que nessa prova o candidato deveria saber a respeito de Administração, logo a obrigação seria detalhar o tal conhecimento específico em questão (quatro etapas principais do planejamento etc etc.). Há candidatos que preferem tratar desses assuntos específicos (sobretudo envolvendo Direito Penal) e querem dar um show de conteúdo analisando um delito ocorrido.
Mas como nos interessa mais é falar de agente da PF, veja o que o edital de 2012 dizia:
7.1 A prova discursiva valerá 13,00 pontos e consistirá na elaboração de texto narrativo, dissertativo e/ou descritivo, com, no máximo, 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.
Olha só o que cobraram, dessa vez não foi algo de atualidades... (havia um caso hipotético para o candidato analisar com base em roubo de cargas transportadas em operações interestaduais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)
Com base na situação hipotética apresentada acima, redija um texto dissertativo que responda, necessariamente e de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos.
< Havendo necessidade de repressão uniforme dos crimes acima mencionados, poderá o Departamento de Polícia Federal investigar os delitos contra o patrimônio (roubos)?
< Na situação considerada, a proposta feita pelo criminoso ao chefe da equipe policial configurou crime contra a administração pública? Em caso afirmativo, especifique o delito.
Enfim, que lição você teve para a edição que se aproxima? A banca poderá optar por 2 estilos:
(DE ASSUNTO GERAL): uma prova mais simples, básica, tratando de atualidades; por exemplo:
(segurança em grandes eventos, Copa do Mundo; violência no país; aumento do consumo de drogas na sociedade; papel da polícia para a sociedade)
(DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO): uma prova em que o aluno tem de demonstrar que conhece leis, que sabe embasar o texto não com base em opiniões, mas no domínio do aspecto legal, por exemplo:
(planejamento: tático, estratégico, operacional ou ainda: o juízo competente para conhecer, processar e julgar determinada(s) infração(ões) penal(is).
No 1º caso você iria trabalhar com a linha de dissertação-argumentativa, aquela que critica, opina e pode até apontar soluções para o problema debatido. Já no 2º caso, você iria se dar ao trabalho de trabalhar com a dissertação-expositiva, em que deve apenas informar, detalhar com base nos conhecimentos específicos, e não opinar. Uma estrutura bem mais simples, porém com um conteúdo que exige mais do candidato.
Então, será que a banca Cespe vai seguir o mesmo princípio da CEF e cobrará atualidades? E outra, que estilo você quer que apareça? Bem, como querer nem sempre é poder, em se tratando de concurso público, o ideal é que você esteja preparado para o que der e vier.

Nenhum comentário: