NO INICIO DO BLOG

23 de agosto de 2015

Vestibular do ITA

O vestibular do ITA é dividido em quatro etapas de provas, que neste ano serão nos dias 15, 16, 17 e 18 e dezembro, sendo que as matérias cobradas em cada um deles são, respectivamente, Física, Português e Inglês, Matemática e Química. Segundo o coordenador, as provas de exatas contêm 20 questões objetivas e 10 dissertativas, enquanto Português tem 20 objetivas além da redação. Já na parte de Inglês, o foco ao longo dos 20 exercícios de múltipla escolha é a interpretação de texto. Em relação à redação, Costa afirma que não existem grandes diferenças se comparada a outros vestibulares como a Fuvest. A dissertação é o tipo textual exigido, sendo que “sempre têm textos de apoios e propostas bem fechadas”.

Costa afirma que “o aluno precisa se preparar muito bem para ter velocidade e raciocínio para enfrentar essa prova”. Complementa que “não existem tantas diferenças em relação ao assuntos abordados no Ensino Médio, mas o nível de exigência e a criatividade das questões requerem muito do aluno. Além disso, alguns tópicos extrapolam o conteúdo convencional”. Este ano, o número de vagas disponíveis foi reduzido de 170 para 140, aumentando ainda mais a quantidade de candidatos por vaga e, consequentemente, dificultando ainda mais o ingresso no ITA.

Pela experiência que tem com este vestibular, Thiago Costa conta que “hoje é muito raro o aluno sair do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola tradicional e já entrar no ITA”, devido à dificuldade das provas. No ano passado, o pior desempenho dos candidatos aprovados foi na prova de Física, sendo que a média foi de 55,2%. Costa disse que “as questões exigiam um nível de raciocínio até um pouco além do que é trabalhado nos cursinhos, fazendo com que os candidatos sentissem dificuldade”.

Critérios de desclassificação do ITA
Uma particularidade deste vestibular em relação a outros são os critérios de desclassificação dos candidatos, que existem tanto no processo de inscrição como na realização da prova em si. Diferentemente das outras avaliações, somente os candidatos que tenham até 23 anos até o dia 31 de dezembro de 2015 podem se inscrever no vestibular.

Considerando os processos eliminatórios referentes às provas, o primeiro deles é a prova de Inglês, que segundo a explicação do coordenador, “não conta na média final do aluno, mas é eliminatória”. O candidato precisa acertar 8 questões ou mais para não ser eliminado, ou seja, no mínimo 40% da avaliação. Mesmo que o aluno tenha gabaritado todas as outras provas, se não atingir o mínimo esperado na parte do idioma é desclassificado do vestibular.

Após a análise do desempenho nessa disciplina, há uma classificação dos estudantes com base na somatória de testes que eles conseguiram acertar em Matemática, Química, Física e Português. Costa explicou que “[o candidato] não é eliminado por acertar menos que um valor determinado, apenas tem que ficar entre as vagas disponíveis”. Isto é, para que a prova discursiva seja corrigida, é feito um ranking, no qual se selecionam as 560 melhores notas.

A partir dessa correção, os candidatos que não obtiverem 40% de acerto nas provas de Matemática, Física, Química e Português, levando em conta as questões objetivas e discursivas, serão eliminados. Assim, será criado um ranking com as melhores notas e serão divulgados os aprovados. “O ITA selecionará os 140 primeiros colocados no vestibular, independentemente da modalidade de engenharia escolhida como primeira opção”, ou seja, essas pessoas entrarão na opção que escolheram durante o período de inscrições, que termina no dia 15 de setembro.

Nenhum comentário: