NO INICIO DO BLOG

22 de fevereiro de 2019

ERROS COMUNS NA REDAÇÃO DO ENEM

  1. Desvios gramaticais
    É fundamental tomar cuidado com o respeito à norma padrão. 200 pontos, dos 1000 da prova, são destinados à conferência de itens como uso de concordâncias adequadas, acentuação, pontuação e regência, por exemplo. Uma releitura do texto, ao final da prova, pode evitar alguns deslizes por falta de atenção.
  2.  Proposta de intervenção inexistente ou inadequada
    O Enem é uma prova que tem como característica a exigência de uma proposta de solução ao final do raciocínio. Outros 200 pontos, dos 1000 disponíveis, são reservados para a avaliação de uma proposta adequada. Ela deve ser composta de um conjunto: "QUEM" fará "O QUE" e "COMO". Além disso, é importante lembrar que a proposta deve estar intimamente relacionada ao desenvolvimento do texto.
  3.  Fuga ao tema
    Os temas da prova geralmente vêm com comandos bastante claros. É fácil identificar o que deve ser desenvolvido. Em um tema como "A persistência da violência contra a mulher", por exemplo, basta que não seja esquecida nenhuma palavra-chave para que a redação seja considerada dentro do tema. Será importante tratar de "persistência", de "violência" e de "mulher". Essa identificação das palavras-chaves pode ser repetida em qualquer tema.
  4.  Desorganização do raciocínio
    Para que o que se quer defender fique claro, pensar em "introdução", "desenvolvimento" e "conclusão" pode ser uma saída adequada. Não adianta ter boas ideias, mas não conseguir transmiti-las. Sendo assim, treinar essa organização pode garantir a segurança necessária para o momento da prova.

Nenhum comentário: