NO INICIO DO BLOG

8 de dezembro de 2009

Tema de Redação ENEM 2010

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos contruídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo- argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema - O indivíduo frente à ética nacional, apresentando proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione coerentemente argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista."Só lidar com gente honesta, meu Deus, que solidão"! (Millôr Fernandes)
Andamos demais acomodados, todo mundo reclamando como se fosse errado indignar-se. Sem ufanismo, porque dele estou cansada, sem dizer que este é um país rico, de gente boa e cordata, sem fantasiar nem botar óculos cor-de-rosa, que o momento não permite, eu me pergunto o que anda acontecendo com a gente.
Tenho medo disso que nos tornamos ou em que estamos nos transformando, achando bonita a ignorância eloquente, engraçado o cinismo bem- vestido, interessante o banditismo arrojado, normal o abismo em cuja beira nos equilibramos, não malabaristas,mas palhaços.
Qual é o efeito em nós do "eles são todos corruptos"?
As denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar a uma vontade de transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo inteiro."Eles são TODOS corruptos" é um pensamento que serve apenas para confirmar a "integridade" de quem se indigna.
O lugar comum sobre a corrupção generalizada não é uma armadilha para os corruptos, eles continuam iguais e livres, enquanto, fechados em casa, festejamos nossa esplendorosa retidão.
O dito lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza os mesmos que denunciam a imperfeição do mundo inteiro. (Calligaris)

Nenhum comentário: