NO INICIO DO BLOG

15 de dezembro de 2009

Como Melhorar seu Texto

Devemos adequar nosso texto à norma culta, no entanto o emprego de uma linguagem extremamente rebuscada pode dificultar a compreensão do leitor e tornar o texto cansativo. Além disso, criamos uma imagem antiquada, em vez de conferir credibilidade à redação. Abreviar palavras e expressões de um texto indica descuido por parte do autor, criando uma imagem descomprometida e a impressão de que havia pressa ao redigir.
O emprego de letras maiúsculas não é aleatório. Devemos, sim, respeitar as regras estabelecidas pela gramática.
Lugar-comum ou clichê são frases e expressões de uso popular, são construções desgastadas em razão do emprego constante. Ao recorrer a um clichê, o autor demonstra pouca originalidade. Ademais, tais expressões geralmente são vazias de significação, destituídas de conteúdo, podem causar impacto, mas não acrescentam informações ao texto. Entre os clichês mais empregados temos: subir os degraus da glória, fazer das tripas coração, encerrar com chave de ouro, a nível de, a grosso modo, pedra sobre pedra, dos males o menor, é agora ou nunca, é uma vergonha.
Parênteses em uma redação não representa um erro, mas deve ser evitado. Temos outros recursos, como o uso de vírgulas e de travessões, para inserir comentários e explicações em um texto.
Utilizar termos de outro idioma, quando possuímos expressões equivalentes em língua portuguesa, além de desnecessário, compromete a imagem do autor. Ao elaborar um texto, devemos nos preocupar em demonstrar riqueza vocabular, não exibir o nosso conhecimento de outro idioma.
Fazer uso de citações pode conferir credibilidade ao texto, todavia, elas apenas cumprem tal função quando o autor citado é uma autoridade no assunto abordado. Assim, em uma redação, esqueça o que diz seu pai, vizinho ou amigo: mesmo quando se trata de citações relevantes não devemos utilizá-las de modo excessivo; o texto é seu, portanto, as ideias e argumentos apresentados devem ser predominantemente de sua autoria.
Errar a grafia das palavras compromete a imagem do autor, então, tendo dúvida em determinado termo, procure substituí-lo, esta é a melhor opção quando não podemos consultar um dicionário.
Assim como a repetição de palavras em um texto; também devemos evitar repetir ideias. Expor a mesma informação ou argumento de modos diferentes representa uma estratégia para tornar mais claro e facilitar o entenddimento, mas quando ocorre de forma exagerada ou em casos desnecessários, indica que o autor não tem mais nada a dizer.
Prguntas retóricas são questionamentos que dispensam rspostas. São formulações interrogativas que servem apenas para reforçar algo que é consenso, sendo, portanto, desnecessárias. Percebem que ao elaborar uma redação somos arquitetos da língua, da informação e da estrutura. Isso só se adquire com treino e leitura. Uma redação semanal seria o ideal para que o candidato consiga elaborar um bom texto. A reescrita é outro fator que ajuda nesse sentido. Logo...

Nenhum comentário: