NO INICIO DO BLOG

11 de dezembro de 2009

Conversando com os vestibulandos!!!!!!!

A redação no vestibular, gurizada, ou em qualquer tipo de concurso, certamente, já causou muito mais horror, tremores e bloqueios do que hoje. Dessa maneira, com o tempo, aprendeu-se a conviver com ela, mas não se descobriram os seus segredos, não se assinalaram as suas técnicas, ela não adquiriu o sabor gratificante da convivência: tornou-se conhecida, mas não íntima.
O vestibular exige muito mais que arremedos de comunicação verbal lançados no papel. As falhas, sabemo-lo, são de base. A reforma do ensino, com o distanciamento da cultura humanística, assolou o debilitado saber, contribuindo muito mais para um ensino pragmático que se coloca adverso"ao gosto pelas letras".
E comunicarmo-nos é criar. É oferecer a outrem as nossas ideias e opinões, as nossas experiências de vida. É mostrar a nossa cultura e personalidade. A comunicação escrita, muito mais que a oral, é o nosso autorretrato. A redação surge como um verdadeiro espelho do que somos, é o peso da nossa bagagem cultural. Ora, entendendo-a, mesmo que inconscientemente, como reflexo da nossa bagagem formativa, como reflexo "do que sou", parece-nos normal a reação instintiva de detestá-la, de abstraí-la de nosso dia a dia, pois seria anormal ficarmos felizes por uma redação que nos lembrasse todas as limitações de que somos possuidores. E ainda por cima, com nosso nome e assinatura...É demais!!!!!
Mas entenda-se o vestibular como uma grande maratona, e suponha-se que, no lugar da redação, com número de linhas e tempo definidos, exigissem dos vestibulandos uma prova de natação, por exemplo. Aqueles que fizeram da natação, desde a infância, uma prática constante não se preocupariam em absoluto com tal prova.
É necessário, portanto, que cada um, conscientizado de suas limitações e necessidades, atire-se de corpo e alma a um trabalho de treinamento contínuo e gradativo, com vistas a melhorar a sua redação, a luz das técnicas e orientações dadas. É isso aí, gurizada, vamos lá...treino...muito treino.

Nenhum comentário: