NO INICIO DO BLOG

1 de dezembro de 2009

A Correção Gramatical nas Redações

Quais são os piores erros.

Vamos lá!

De concordância: este negócio de sujeito no plural e o verbo no singular é dose! Portanto, muito cuidado! Procure o sujeito de cada verbo e veja se há correspondência. Observe, quando na oração tem partícula "se", se apassivadora o verbo, obrigatoriamente, concorda com o sujeito, veja ...buscam-se melhores profissionais para o mercado de trabalho. Ou... busca-se melhor profissional para o mercado de trabalho (pl - pl, sing. - sing.). Verbos impessoais como: haver, fazer,...indicando tempo sempre na terceira pessoa do singular. bons profissionais no mercado de trabalho. Faz dez anos que não o vejo. Quando houver a partícula "se" como índice de indeterminação do sujeito, cuidado redobrado, pois o verbo permanece na terceira pessoa do singular. Observe. Precisa-se de bons profissionais para o mercado de trabalho. E para errar a concordância nada melhor do que fazer períodos longos ou utilizar a ordem inversa. Escreva ideias simples em períodos simples.

De regência: se você usar verbos de regência problemática: assistir, preferir, visar,querer, obedecer, desobedecer, pagar, custar... muito cuidado. Na incerteza use um sinônimo.

Crase: "paraanapelada" é uma das dicas dentro da regra geral; para a, na, pela, da, antes de nomes femininos. Caso não souberem das exceções não utilizem, não mostrem o erro.

De colocação pronominal: próclise, ênclise, mesóclise. Estudem e contextualizem.

De grafia: ancia, pecego, talves,atravez, mata o corretor antes do laudo final. Leia muito, seja um observador, caso não chegar, leia o Aurélio, um amigão.

De acentuação: poxa, 14 anos de estudo e ainda se escreve talvés, póssivelmente, frequêntar, pode? O Aurélio explica, vamos lá. Ah, e não cobra nada pelas explicações, sabiam?

De pontuação: a problemática é separar o sujeito do predicado e complementos com vírgula, grotesco!!! Cuidado com as conjunções coordenativas, as subordinativas, o aposto, o vocativo...

Nenhum comentário: