NO INICIO DO BLOG

3 de fevereiro de 2010

Um Mundo de Cegos

Estou postando uma das redações nota dez do vestibular da UFRGS e lembrei-me de que muitos alunos , quando tínhamos redação, faziam o mesmo.
Um Mundo de Cegos Título
Já afirmava Claude Levi-Strauss que "o mundo começou sem o homem e poderá acabar sem ele."Nessa perspectiva, a sociedade atual demonstrou um paradoxo, visto que, apesar da tecnologia corroborar a capacidade técnica e intelectual do homem, continuamos cometendo infrações e incivilidades diariamente.
Lamentavelmente, muitas pessoas praticam incivilidades no cotidiano, as quais atestam o caráter egocêntrico do homem: ocupar assentos especiais em transportes coletivos, poluir o meio ambiente e não coletar as fezes de nosso animal de estimação são algumas das atitudes inconsequentes que manifestamos no dia a dia, as quais contribuem para uma realidade hostil e desagradável. Nesse sentido, a construção de uma soceiedade sadia consiste em ter discernimento de que o espaço de nosso próximo começa onde termina o nosso espaço. Assim, quando prejudicamos o nosso entorno, estamos impedindo que a cooperação minimize as mazelas latentes da sociedade moderna.
As infrações que cometemos também prejudicam a construção de uma sociedade sadia: a sonegação de impostos é um atitude tão condenável quanto o ato político se valer das finanças públicas; a compra de produtos piratas engendra um tráfico que seconecta a tantos outros, como o tráfico de drogas e de armas, os quais aliciam desassistidos e vitimam inocentes; a ultrapassagem do sinal vermelho é uma infração grave, uma vez que recrudesce o trânsito violento que verificamos atualmente. Além disso, é imprescindível que mudemos o nosso "mundo particular", porque tal mudança se reflete no "mundo coletivo", do qual todos nós fazemos parte. Caso contrário, só confirmaremos o que Manuel Bandeira escreveu,"a existência humana é uma aventura, de tal modo inconsequente."
O escritor português José Saramago, em seu livro "Ensaio Sobre a Cegueira", descreve uma sociedade que , paulatinamente, torna-se cega. Metáforas à parte, é exatamente isso que acontece com nossa sociedade, já que ignoramos que, não só as infrações, mas também incivilidades prejudicam a construção de uma socidade sadia, pois abdicamos de atitudes abnegadas para sermos completamente egoístas, cegos. Portanto, o mundo só atenuará suas mazelas quando percebermos que tudo depende de esforços coletivos, ou, como Saramago registrou,"se podes olhar, vê , se podes ver, repara." Clarissa Both Pinto de São Francisco de Paula

2 comentários:

MARIA DO CARMO disse...

Oi colega! Saudades.
Adorei tuas últimas postagens. Hoje pela manhã elogiei teu trabalho para uma amiga ( diz que irá procurá-la para aulas particulares para o filho. Essa menina foi muito criativa e espertea heim? Anotar as citações e usá-las no contexto certo já merecia 10. O uso de palavra como perspectiva,paradoxo, visto que,desassistidos, vitimam ... ela é fera mesmo.
Ao ter que escrever meu TCC vi o quanto é difícil colocar no papel pensamentos, idéias, afirmações de aautores e relacioná-los com o teu assunto,...
Beleza!
Bjão

Unknown disse...

OLá eu sou valdomiro souza santos, portador de deficiencia visual , gostaria de receber novidades de colegas, sou estudante de direito amo as pessoas e a cultura, sou pai de treis filhos maravilhoso, uma esposa clasi À e outra ametade portante para mim a vida e um chou só alegria, e sou mais do que vencedor , trabalho , luto como qualquer cidadão e gostaria que todo deficientes lutacem para trabalhar e adquirir suas prórias liberdades, e valorizar tudo, as pequenas coisas que Deus o fez A mente a Sabedoria ,o Amor a todos, a Vesdade, o respeito o Carinho, e muito outras coisas da vida e do universo , exemplos A vida, o Ar que respiramos ,a paz, e muito mais e se tornar um vencedor. emtudo.valdomiro souza santos Santo André sp