NO INICIO DO BLOG

25 de setembro de 2011

Modelo de texto

Tema - É possível relativizar um princípio ético em nome de um bem maior?
A sociedade em busca de um maior controle das atividades humanas, deixa-se reger por um conjunto de regras que têm por objetivo classificar nossos atos como éticos ou não. Atualmente, evolui-se numa velocidade muito maior o que dificulta essa classificação. Curandeiras que eram tidas como bruxas pela Inquisição, hoje passam pela sociedade como pessoas normais e, desta forma, o que é dito anti-ético, num futuro não muito longínquo pode ser visto de outro modo.
Sabe-se da importância da ética, tanto para a realização de um trabalho, como para a convivência humana. O que difere é a concepção que cada um tem sobre o assunto, "correto é tudo que nos agrada" segundo Goering. Flagrar alguém numa atitude de suborno com o auxílio de câmeras e gravadores pode ser classsificado como sendo anti-ético, como o fato de realizar tal flagrante sem uma autorização prévia do suposto condenado. Estamos inseridos em uma era moderna, e disto não há quem duvide. Acostumamo-nos com o divórcio, casamentos homossexuais, mulheres no mercado de trabalho, entre outros. O que desfaz a visão fictícia de que a ética permanece inalterada frente a novas situações.
Nossos antepassados viam o mundo, nele inseridos, de maneira diferente a nossa, foi infringindo questões denominadas de "tabus"que aos poucos surgiram respostas para grandes incógnitas. E não há exemplo mais claro do que a descoberta do mapeamento genético, enquanto os mais conservadores criticavam os cientistas de estarem brincando com a vida e até mesmo tomando o lugar de Deus, as pessoas mais liberais perceberam que atrás de tamanha audácia também existia uma importantíssima questão médica, ou seja, mesmo deixando de lado importantes princípios éticos, tamanha descoberta trouxe benefícios para toda a humanidade.
Existe sim a possibilidade de se relativizar um princípio ético se esta exceção for de benefício à humanidade. Deve se levar em consideração que a ética é importante para um bom funcionamento das sociedades e ela deve ser aplicada sempre que possível, porém há de se pensar na evolução como meio favorável a todos.
Autora - Fernanda Trentini

Nenhum comentário: