NO INICIO DO BLOG

16 de novembro de 2012

Atacante pra tudo; os onde e aonde

Vamos trocar duas palavras sobre uma verdadeira praga, a palavra "onde".Esse termo está assumindo todos os significados possíveis e imagináveis. Vale tudo: da óbvia ideia de lugar e todas as outras que a criatividade das pessoas consegue produzir.
Qual o significado de onde?
Uma simples consulta a um dicionário para constatar que onde indica basicamente ideia de lugar, lugar físico, lugar em que. frases como " Onde você nasceu?" "Falta luz na cidade onde moro" são absolutamente corretas e usadas no dia a dia com naturalidade.
Os problemas começam quando a bendita palavra"onde" é usada como uma espécie de cola-tudo. O pacote fiscal reduz o poder de compra da classe média, onde as vendas em dezembro devem diminuir sensivelmente.
Que tal?

Que relação existe entre a redução do poder de compra da classe média e a queda nas vendas?
A relação é mais do que evidente: de causa e efeito. A redução do poder de compra é causa; a queda nas vendas é consequência. Será que a expressão adequada para estabelecer  essa relação é "onde"? Claro que não. As opções são muitas; por isso, consequentemente, em consequência disso, portanto, logo, razão pelo qual.
Por ironia nenhuma é considerada correta e preferida. As pessoas gostam de usar o danado do onde.

Você conhece uma música interpretada pelo grupo Cidade Negra?
"Aonde você mora? Aonde você foi morar?"
Ambas estão erradas, pois o correto seria"onde".
A expressão aonde corresponde a para onde.
Aonde  pretende levá-la?
Aonde ela foi?
Até...



Nenhum comentário: