NO INICIO DO BLOG

28 de novembro de 2012

Tema de redação vestibular UNICRUZ - 2013

"Sabendo-se que o desrespeito é o principal causador de violência, podemos então combater a violência diminuindo os diferentes tipos de desrespeito; seja o desrespeito econômico, social, conjugal, familiar ou entre as pessoas através da má educação. Em termos pessoais, a melhor maneira de prevenir a violência á agir com o máximo de respeito diante de toda e qualquer situação. Já os governamentais, as autoridades precisam estimular relacionamentos mais justos, menos vulgares e mais reverentes em nossa sociedade. O governo precisa diminuir as explorações econômicas e podar o excesso de liberdades, principalmente na TV e no sistema educativo do país. A vulgaridade, praticada nos últimos anos vem destruindo valores morais e tornando as pessoas irresponsáveis, imprudentes, desrespeitadoras e inconsequentes. Por isso precisamos também restabelecer a punição infanto-juvenil tanto em casa quanto na escola. boa educação se faz com corretos deveres e não com direitos insensatos. Precisamos educar nossos adolescentes com mais realismo e seriedade para mantê-los longe de problemas, fracassos, marginalidade e violência. Se diminuirmos os ilusórios direitos e reforçarmos os deveres,  o país não precisará colocar armas de guerra nas mãos da polícia para matar nossos jovens cidadãos."


A partir do fragmento de texto e considerando as questões norteadoras a seguir, desenvolva um texto dissertativo:
- como você vê a questão da violência no país?
- que relações podem ser estabelecidas entre violência e educação?
- você considera que o desrespeito, nas suas variadas formas, representa um dos indicadores responsáveis pelo índice de violência no Brasil?
- de que forma, você acha que é possível reduzir os índices de violência no Brasil?
- como podem ser encaminhadas as questões educacionais, tendo em vista a necessidade premente de redução dos índices de criminalidade no país?
- o que cada um, enquanto cidadão, pode fazer para contribuir com a redução de violência no Brasil?


O texto deve ter, no mínimo 20 e no máximo 40 linhas.

Nenhum comentário: