NO INICIO DO BLOG

23 de outubro de 2018

UMA LEITURA SOMENTE

Estava sozinha quando uma garota se aproximou cheia de patrocínios na camiseta, e me deu o convite para uma festa dizendo: " cara, essa balada vai mudar sua vida." Pensei um pouco com meus botões e respondi: "então eu não vou, não quero que minha vida mude." Ela não entendeu, achou que eu estava tirando saro da cara dela e saiu distribuindo seus convites festivo revolucionários.
Se ela quisesse ouvir,eu diria que estou feliz com minha vida, namoro, amo, trabalho com que mais gosto, moro numa casa e não tenho nenhuma doença. Claro, nem tudo é maravilhoso, mas somando minhas angústias, minhas topadas de dedinho do pé no batente da porta, acho que sou feliz. Não sou bobo de achar que é mérito só meu a minha felicidade. Tive tudo a meu favor; pais maravilhosos, comida boa, escola liberal, livros, filmes, música, e, quando mesmo com tudo isso percebi que não estava contente, meus pais me levaram a uma psicóloga para me ajudar com minhas angústias.
A felicidade é uma conquista difícil. Difícil, mas não impossível nem tão distante de nossa realidade. O pensamento que deu origem à frase da garota da festa me parece ser o seguinte: a felicidade é o oposto do que vivemos. Isso expressa bem naquela ideia do cara que ganha na loteria, larga tudo e vai para uma ilha deserta ser feliz. Que horror ! Se para ser feliz é preciso largar tudo então nada do que fazemos é legal? Será que nossas vidas são mesmo esse desastre ! Acho que não. Claro, acho que nem todo mundo é feliz. Mas acho que para eles serem teriam que largar tudo e mudar completamente.
Acho que a felicidade está muito em conseguirmos ser felizes do jeito que somos do que mudar nosso jeito. Não estou dizendo; contente-se com um prato de feijão com farinha por dia, pobre criatura, pois Jesus te ama, não reclame e tente ser feliz. Acho que a gente tem que ter uma busca de mão dupla: ao mesmo tempo em que tenhamos que mudar o que achamos estar errado, em nós e no mundo, temos que tentar adequar a quem somos e o que temos.
Só seremos felizes se estivermos contentes? Vem do verbo conter. Seremos felizes se nossa realidade for capaz de conter nossos desejos. Se nossos anseios forem muito maiores do que nossas possibilidades, estamos fritos. Não podemos entrar nessa de filminho bobo de Hollywood, em que basta querer muito que nossos sonhos se realizam. Mentira ! Sermos milionários, dez centímetros mais altos ou vivermos sem termos que trabalhar não está ao nosso alcance. Ser feliz, sim, está.

Nenhum comentário: