NO INICIO DO BLOG

15 de julho de 2010

Pistas de como vencer na profissão desejada

Max Gehringer, um dos mais badalados executivos do país responde a quase mil estudantes em Canoas - RS
A atual geração
"Vocês são os jovens mais bem informados que a humanidade produziu até hoje. Nunca tivemos antes uma geração que, com 15 anos de idade, tivesse acumulado o conhecimento que vocês já acumularam. Aproveitem."
Experiências úteis
"Quando era jovem, tive empregos nos quais não ganhei salário. Consegui um 'bico'para ler notícias em um rádio e escrevi uma coluna no jornal. Essas duas atividades me possibilitaram fazer o que faço hoje. Ou seja, não existem experiências inúteis na vida."
Autonomia
"Ser um profissional autônomo, que presta serviços sem ser empregado de ninguém, é uma tendência cada vez maior no século 21. O emprego que nossos avós conheciam está acabando. Pensem nisso na hora de escolher o que fazer."
Crescimento
"Quando um país cresce no ritmo que o Brasil está crescendo, nós precisamos de profissionais técnicos, engenheiros. Qualquer profissão técnica que vocês escolherem vai gerar boas oportunidades de emprego."
Prática
"Não importa o curso que vocês escolherem não deixem passar muito tempo para começar a praticar. O mercado quer equilíbrio entre diploma e experiência. Uma tonelada de diploma não substitui um quilo de prática na hora de obter emprego."
Entrevista de emprego
"Não tente responder tudo na primeira pergunta, é um erro comum. Não tenha medo de responde 'não sei'. Nós não sabemos muito mais do que sabemos, é normal. Outro problema são os vícios '' , 'tá', 'veja bem' e 'com certeza'.
Linguagem
"Estudem língua portuguesa, leiam livros, internet não é leitora, ela tem uma maneira de escrita completamente diferente, são frases curtíssimas. Então, não é ir ler nos sites que, inclusive, cometem erros gravíssimos."
Sucesso
"É possível ter sucesso profissional e uma boa qualidade de vida? Sim, é possível, mas não ao mesmo tempo. Primeiro, você vai ralar uma barbaridade, juntar o suficiente para depois."

Nenhum comentário: