NO INICIO DO BLOG

4 de setembro de 2010

Modelo de Redação considerado clássico - teses por dedução

Integração: caminho para o sucesso
A palavra equipe, por definição, é o conjunto de pessoas que têm um objetivo em comum. Qual seria a principal característica para o sucesso de um grupo se não a própria integração plena entre os participantes?
Se tivesse de escolher um grupo de empresários para administrar uma empresa, escolheria, é claro, pelos seus títulos e capacidades desenvolvidas nos seus cursos. Mas o que faz de um grupo de excelentes empresários selecionados uma equipe é a capacidade de se relacionarem entre si integralmente, criando um ciclo de dependência, compartilhando optidões. Algumas universidades particulares, por exemplo, selecionam seus alunos da área das comunicações através da dinâmica de grupo, favorecendo e, logo, selecionando aqueles que melhor se relacionam com o grupo; desse modo, durante o curso, formam-se verdadeiras equipes de bons alunos.
O crescimento de uma empresa hoje não se deve só a uma pessoa, mas a um conjunto delas: uma equipe de sucesso. Nem sempre um grupo formado pelos melhores profissionais tem bons resultados se eles não mantiverem um diálogo eficiente. Já quando percebemos neles essa característica fundamental, passamos a ter uma equipe. Porém, não são todos que concordam com esse pensamento, visto que algumas empresas ainda acreditam que a formação de um grupo faz que alguns trabalhem mais que outros, gerando conflitos, atrasando o progresso.
A chave para o sucesso de uma equipe está na plena integração dos representantes do grupo. Já afirma o dito popular que a união faz a força; portanto, quando tivermos maior vínculo entre as pessoas, teremos uma sociedade mais desenvolvida e melhor para se viver.
Esse texto tem uma estrutura compatível com o modelo clássico de dissertação; o parágrafo de introdução apresenta a tese - ideia principal - o desenvolvimento divide-se em dois parágrafos que ampliam e a ideia principal com argumentos e exemplos; e a conclusão reafirma a tese desenvolvida.
Tema; Que características deve ter uma equipe para ser realmente bem sucedida?

Nenhum comentário: