NO INICIO DO BLOG

12 de abril de 2011

Para Ler

Scliar
É de Goethe a pertinente reflexão:a morte é uma impossibilidade absoluta que se transforma, de um momento para outro, numa trágica realidade.
Isso é particularmente claro quando pensamos em Moacyr Scliar. Sua presença na vida literária e cultural assinalava-se por uma profunda dimensão humana. O sentido de solidariedade ele o exercia com uma natural disposição para ouvir o outro, pensar sobre o que ouvia e responder no mesmo plano pessoal, intelectual e afetivo. Quer dizer: era um interlocutor atento e sem pressa. Pode parecer algo adequado a um escritor. Mas não o é. Numa época de individualismo, em que o pronome "eu" esparrama-se em todos os textos, em geral começando todos os períodos gramaticais, Scliar compartilhava:atento ao que ocorria a sua volta, queria pormenores. Falava de si apenas quando lhe perguntavam. E perguntavam-lhe muito, sobre a obra, sobre a vida, sobre a Academia. E ele respondia com paciência e devoção. Se o assunto levava a algum comentário desabonador acerca de alguém, mudava de assunto co fair play invejável.
Tudo isso submergiu na tragédia que se abateu sobre o Rio Grande quando foi anunciada sua morte. Era impossível, era a impossibilidade de Goethe. Toda a comunidade literária considerava-o o eterno, por sua vitalidade e Seu extremo cuidado com a saúde e com a saúde alheia. Atônitas, as pessoas se perguntavam como isso fora possível. Nem as explicações médicas foram suficientes. Um homem assim não morre, não pode morrer.
O passar dos dias fez com que o fato concreto fosse mais forte que a descrença. ( Adaptado)
... ... ...
FONTE ZERO HORA - LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL - 11/04/2011

Um comentário:

Maria Ligia Carrijo disse...

Olá!
Será que é assim mesmo?
O que é ser "progressista" enquanto corrente didática?
Quem falou que os alunos não são para aprender?
Qual distância há entre "ser progressista" e a prática obrigatória dos diferentes sistemas de ensino?
Princípios didáticos e práticas nem sempre estão de mãos dadas: muitas vezes um título, pouco estudado enquanto ao que postula, serve para acobrir práticas incompatíveis...