NO INICIO DO BLOG

23 de junho de 2011

Leiam - uma carta aos pais de filhos que se preparam para o vestibular sentem com seus pais e reflitam juntos...

Pais !!!!!
Por mais famosas que sejam as nossas críticas, caros pai e mãe, é essencial que saibam o seguinte: vocês são a base da nossa aprovação. A estabilidade - ou a instabilidade - emocional que nos é proporcionada em casa reflete diretamente em nosso desempenho durante o ano e, principalmente, nas provas de vestibular.Neste ano tão complicado e decisivo, queremos ajudá-los a perceberem quais são os principais fatores que influenciam o nosso rendimento.
Quando vocês demonstram um nervosismo maior do que nós mesmos, a nossa principal fonte de segurança se mostra abalada, e, também acabamos afetados. Outra atitude que atrapalha bastante é nos comparar a outras pessoas, sejam parentes, filhos de amigos ou conhecidos, que já passaram  por esta etapa - dessa forma, perdemos o sentimento de singularidade, e a nossa angústia para corresponder a igual resultado só aumenta. Em relação ao curso que optamos, é preciso que vocês saibam respeitar a nossa escolha e não nos imponham as suas própria vontades. Além disso, muitas vezes, mesmo  sem vocês notarem, somos pressionados em relação a horas de estudo e à certeza quanto à aprovação.
Por outro lado, o papel de vocês se torna positivo e incentivador quando compreendem as nossas conquistas, como, por exemplo, a persistência em busca da aprovação após tentativas frustradas  e um bom desempenho em simulados, faz uma grande diferença para aliviar a tensão. Ter um plano B, caso o resultado não seja o esperado, traz-nos segurança e confiança quanto ao apoio incondicional de vocês.
Sempre se lembrem de que uma atitude positiva é capaz de compensar várias negativas. Compreendemos o quão difícil é encontrar um ponto de equilíbrio entre pressão e indiferença, por isso contem conosco para atingirmos esse denominador comum. E não esqueçam: no dia do vestibular, não forcem a barra, pois não estaremos nas condições normais de temperatura e pressão.
  Um abraço!!!!!!!

Nenhum comentário: