NO INICIO DO BLOG

19 de junho de 2011

MODELO DE TEXTO COMENTADO

Tema
Vencer a igualdade racial é possível?

Título
O Brilho nos Olhos - observem que o candidato coloca em seu título um contexto bem subjetivo, porém ao longo da argumentação deve retornar a ele. No título não se põe ponto final.

Introdução
Bob Marley definiu em uma frase o porquê da dificuldade em vencer a desigualdade racial. - Introduz o tema, parte importante em uma redação, imprescindível. Pode ser colocada de várias formas, afirmação, citação, comparação, relacioná-lo à história...

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos sempre haverá guerra." É chegado, portanto, o momento em que é possível tornar realidade a perspectiva de uma sociedade igualitária para todos, visto que, para muitos a cor já não é o diferencial.

Introduz as teses de forma clara, entende-se que vai argumentar em torno de que seja possível viver em uma sociedade igualitária; a citação deu à introdução um impacto de sustentação das teses. A introdução pode ter de 5 a 6 linhas.

Primeiro desenvolvimento

Embora seja utópico afirmar que, brevemente, o mundo será um lugar em que as oportunidades serão as mesmas para todas as etnias, a sociedade já percebeu que deve ser igualitária. Os governos procuram corrigir enganos passados, instituindo medidas sociais para inclusão das minorias étnicas no âmbito social. As pessoas, em geral, envergonham-se por terem pensamentos preconceituosos, uma vez que ser intolerante socialmente passou a atribuir ao cidadão uma péssima imagem social. Enfim, a sociedade começou a transformar-se lentamente.
Os argumentos são pertinentes à tese ; "começamos a mudar, ainda que de forma lenta." Cada desenvolvimento deve ter de 8 a 9 linhas, cuidem quanto do número de linhas nos parágrafos, pois cada insttituição tem seus critérios - UFRGS 30 a 50 linhas, UFSM 20 a 25 linhas, ENEM 25 a 30 linhas. O candidato tem que se ater a essa estrutura.

Segundo desenvolvimento
Em contrapartida, é evidente que as injustiças raciais são maiores que as iniciativas para abrandá-las. O preconceito é forte, visto que a guerra de Marley ainda existe. Outro obstáculo é o fato de que as medidas de inclusão obtêm resultado a longo prazo. No Brasil, as cotas universitárias para negros e indígenas, recém implantadas, ainda não têm real expressão, porém nos Estados Unidos, onde as cotas vigoram há mais tempo, formou-se uma classe média afrodescendente forte que votou em um presidente negro. Se não existem dois lados antagônicos - o negro e o branco - a identidade racial passa a ser igual.

Observem que há progressão argumentativa, cita um exemplo de medida social que deu certo, as cotas sociais para negros nos Estados Unidos.

Conclusão; 5 a 6 linhas, traz o posicionamento e uma possível solução. Nesse parágrafo não podem aparecer dados novos.

O mundo inegavelmente, encontra-se distante da igualdade social idealizada; no entanto, está percorrendo o caminho certo para chegar lá. Acima de qualquer preconceito, histórico ou atual, a sociedade quer pôr fim à guerra de racial, provando que, hoje, o brilho dos olhos importa mais que a tez.

Posição, solução, retomada do contexto, inclusive ao título.

Tenham o cuidado de observar margens, letra legível, título não pode ser esquecido, introdução com teses claras, pois é o alicerce de um texto, argumentos convincentes e basicamente leituras, leituras e mais leituras. Um abraço, Gurizada!!!!!!

Nenhum comentário: