NO INICIO DO BLOG

23 de junho de 2011

Redação classificada no concurso Rotary e Jornal da Manhã

Tema - energia e meio ambiente: convivência harmônica e sustentável
Evitando excessos e procurando alternativas
Os avanços tecnológicos e a parafernália toda de que dispomos provêm do meio ambiente. Se o homem das cavernas utilizava o fogo como energia, hoje ele dispõe de energia nuclear, eólica, de combustíveis fósseis, de biomassa, hidrelétricas entre outras. O uso da eletricidade nos trouxe progresso, revolucionou o mundo de viver. Entretanto, o consumo inconsciente e a poluição gerada pelo emprego de energias não renováveis preocupa, pois há desgaste dos recursos naturais.
Move o mundo a filosofia de que tempo é dinheiro, então foi inventada a eletricidade para melhor podermos usufruí-lo. Somos altamente dependentes dela, sem eletricidade não tomamos sequer um banho quente, entretanto muitos desconhecem de que forma ela é gerada. Para termos nossos aparelhos elétricos funcionando é necessário que uma fonte forneça energia para mover os geradores que a transformarão em eletricidade. Essa fonte pode ser da força dos ventos, do sol, não só da água.
Como utilizamos cada vez mais a eletricidade, há de se pensar em uma forma de obtenção consciente. No  Brasil a geração tradicional é das hidrelétricas, porém esse tipo de abastecimento provoca muitos danos ao ambiente em que são instaladas as usinas. Uma solução é utilizarmos a energia solar, esta é uma das que menos causam impactos e pode ser implantada até mesmo em nossas casas. O consumo inconsciente contribui para o desgaste ambiental, ao deixar uma lâmpada ligada sem necessidade ou demorar no banho o cidadão aumenta a demanda de energia. Desligar as luzes e conter desperdícios evita a construção de usinas.
Já que os homens aprenderam a dominar a natureza antes de si mesmos, como dizia Albert Schweitzer, é preciso que tenhamos a consciência de que o ambiente sofre danos com nosso consumo irracional, então devemos controlá-lo. O excesso é uma luxúria em tempos de preservação do meio ambiente e somente evitando-o é que palavras como educação ambiental deixarão de ser utopias e se tornarão realidade.
Parabéns, Maria Luiza Bianchi - aluna do terceiro ano  do Ruyzão  - Ijuí - RS

Nenhum comentário: