NO INICIO DO BLOG

13 de janeiro de 2013

A redação da UFRGS

É necessário ter muita atenção durante a leitura da proposta de redação  para não fugir do tema. A dissertação deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na UFRGS precisa-se evidenciar a habilidade de compreensão do tema proposto, que irá garantir a abordagem adequada do tema, apresentar capacidade de relacionar o tema formulado com a realidade e o contexto em que se insere, trazendo informações relevantes para sustentar o posicionamento assumido na redação e expressar, de forma clara, completa e organizada, suas ideias, além de demonstrar domínio de vocabulário e da variedade culta da língua.

Quais os erros mais comuns?
O erro mais comum é a inadequação vocabular, que geralmente é ocasionada pela falta de compreensão, por parte do candidato, do significado de uma palavra ou pelo desconhecimento de seu emprego usual.

Quanto é descontado para erros cometidos?

Ortografia; 2 pontos
Semântica; 5 pontos
Sintaxe; 8 pontos
O candidato que cometer até dois erros de ortografia não sofrerá desconto algum. Nos demais casos, cada erro acarreta 1 ponto.

É bom lembrar; a folha de redação é menor que as tradicionais. O texto pedido pela universidade é dissertativo. Se a redação do candidato for uma narração do início ao fim, será zerada. A UFRGS pede 30 a 50 linhas, se o candidato escrever 29, tem seu texto anulado, zerado.

Nenhum comentário: