NO INICIO DO BLOG

25 de janeiro de 2013

Leitura com tema de redação

"O tempo divide-se entre o ontem, o hoje e o amanhã. Ontem já foi, e amanhã vai saber. Dito assim, fica fácil perceber qual das três etapas é a mais importante. O presente, lógico. O passado é importante pela bagagem que você traz de lá e o futuro só é importante no plano da abstração e da fantasia, porque ninguém o alcança; estamos todos presos neste exato momento.
Diante dessa visão simplista, passado e futuro transformaram-se apenas em sinalizadores de calendário, em semântica para designar quem você foi e quem você pretende ser quando crescer. No entanto, são justamente esses dois tempos que monopolizam o planeta. O presente, coitado, não tem armas para combater duas superpotências chamadas lembrança e expectativa.
O passado é um álbum de fotografias onde as cenas de foco não entram. É a realidade revisada; recordar é esquecer a banalidade dos fatos. Um encontro amoroso, o que é? Duas pessoas que se olham, tocam-se, beijam-se, discutem, fumam, beijam-se de novo, implicam uma com a outra, fazem juras eternas, espirram.
O futuro é outra flor de simpatia. A expectativa veste a todos  muito bem, coloca sábias palavras em nossa boca e uma fortuna em nosso bolso. A mega sena, quem dera, a realidade nunca foi páreo para a imaginação. Fica o presente, então encurralado entre dois períodos emblemáticos, o passado e o futuro, quando na verdade ele é que deveria ser a estrela  da festa. O antes e o depois são apenas figuração; durante é que o desejo é real, que as pernas tremem, que o coração dispara. A vida é breve e o tempo não perdoa."

Qual etapa da vida você considera a mais importante?
Discorra em um texto dissertativo argumentativo, dê um título a sua redação.

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Marlene!
O hoje, na verdade, é tudo que temos para o dia. Viva bem o dia que tem! [sorrio]
http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço e boa semana!