NO INICIO DO BLOG

3 de janeiro de 2013

Tema de redação 2013

4. Todo muro tem dois lados. Se, do lado de cá, ele impede o avanço do nosso descaso para com os pobres, do lado de lá, ele vai servir de trincheira, casamata e torre para os que se aproveitam da pobreza criminosamente. Com o muro, concretiza-se o que Zuenir Ventura diagnosticou como uma cidade partida que, murada, será irremediavelmente repartida.
Damatta Roberto

Vinte anos se passaram desde a queda do Muro de Berlim. A cidade comemora com uma programação rica em atividades. Pode-se conferir, por exemplo, uma grande exposição de fotografias na Alexander Platz ou ver de perto a restauração da East Side Gallery, um pedaço do muro ainda existente que se transformou numa galeria a céu aberto. Em Berlim tenho ouvido a informação recorrente de que o muro persiste enquanto paisagem, interiorizada pelos habitantes da cidade. Onde buscar esse muro internalizado?

Tudo isso faz pensar nas cidades brasileiras, onde os muros tomam conta da paisagem, seja segregando favelas e bairros populares, seja cerceando os condomínios fechados nos bairros nobres. Berlim nos ensina que o muro é forma-conteúdo, é produto e também processo, reflete e condiciona o modo como uma sociedade lida com a diferença e radicaliza a ocultação do outro, transforma diferença em segregação e desigualdade.
Serpa

Produza  um texto dissertativo argumentativo em prosa e em consonância com a norma culta.

A DESIGUALDADE REVELADORA DE MUROS VISÍVEIS E  INVISÍVEIS NO BRASIL, SUGERINDO ALTERNATIVAS DE MUDANÇA. Dê um título ao seu texto.

Nenhum comentário: