NO INICIO DO BLOG

8 de setembro de 2013

Exercícios sobre regência verbal, crase e pronomes relativos

                         Exercícios de crase, regência verbal e uso dos pronomes relativos
                            

1.    Domingo último, levando minhas setters à única praia em que são permitidos animais domésticos, encontrei um grupo de cidadãos em volta de uma coisa. Não, não era aquele monstro marinho que Fellini colocou no final de um   de seus filmes. Tampouco era uma camisinha que as praias estão cheias delas, mais numerosas que as conchas e os tatuís de antigamente. O motivo daquela expressão de cidadania era uma seringa que as águas despejaram na areia. Objeto, na certa infectado, trazendo, na ponta de sua agulha, o vírus da Aids, que algum viciado ali deixara, para contaminar inocentes e culpados.
Assinale a alternativa em que as substituições para a palavra que estejam corretas.
a)   na qual, pois, o qual
b)   em que, visto que, a qual
c)   à qual, posto que, a qual
d)   onde, uma vez que, o qual

2.    Indique a estrutura verbal que contraria a norma culta:
a)   ter-me-ão elogiado
b)   tinha se lembrado
c)   teria-me lembrado
d)   temo-nos esquecido
e)   tenho-me alegrado 

 3   Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
O oficial listou os nomes de alguns dos colaboradores ___ donativos sustentavam a instituição.
A faculdade ____ professores se refere relatório, tem condições físicas adequadas e pode funcionar normalmente.
A aludida casa _____ porão foram encontrados os corpos, pertencia a um industrial finlandês.
a)   por cujos, cujos, sob cujo
b)   cujos, a cujos, em cujo
c)   com cujos, a cujos, de cujo
d)   cujos o, cujos, cujo o

4.    Assinale a alternativa em que a ocorrência do pronome relativo onde está de acordo com a norma padrão.
a)   Maio é o mês onde nasceram as gêmeas.
b)   Fui falar com o chefe onde me disse o lugar e o dia da próxima reunião.
c)   O vigia sabe onde ocorreu o crime, mas preferiu ficar calado.
d)   Devem-se escolher candidatos onde o passado seja garantia de boas intenções e trabalho.
e)   O objetivo da reunião era fazer com que as donas de casa, onde lutavam pelo congelamento de preços, evitassem os reajustes.

5.    A alternativa cujos pronomes completam corretamente as lacunas.
Brasileiro não deve deixar que o governo ___ engane ou ____ diga mentiras. Cabe-___ , isto sim, proteger-se dos desonestos e mentirosos.
a)   o, lhe, lhe
b)   lhe, lhe, lhe
c)   o, o, lhe
d)   lhe, o, o
e)   o, lhe, o

6.    Assinale a opção em que o uso do pronome relativo NÃO está de acordo com a norma padrão. ITA
a)      O cineasta sofreu um derrame, do qual não iria se recuperar mais.
b)      O rosto e a voz do cineasta são aqueles os quais estamos acostumados, talvez um pouco  mais cansados.
c)      Estar doente era uma realidade sobre a qual o cineasta não sabia nada, sobre a qual jamais havia pensado.
d)      Com ele o cinema não é mais um meio; torna-se um fim, no qual o autor é a principal referência.
e)      Depois de três cirurgias às quais se submetera, teve um ataque cardíaco.


7.    Qual das alternativas apresenta erro de regência.
a)   Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda de produções de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real varejista.
b)   Apesar da queda da inflação em maio, espera-se a aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.
c)   Os primeiros focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.
d)   Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores; o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.
e)   A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no país, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.

8.    “Atendimento após às 18h e 30 min.” – Anúncio, em um cartaz, de uma empresa de Ijuí –
Comente, de acordo com a norma culta, se o mesmo contém erro ou não. Justifique.


9.    A colocação do pronome  oblíquo está incorreta em
a)   Para não aborrecê-lo, tive de sair.
b)   Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.
c)   Não me submeterei aos seu caprichos.
d)   Ele me olhou algum tempo comovido.
e)   Não a vi quando entrou. 

10. Recentemente recebi um e-mail com o seguinte assunto: espero que goste do que vai ver.
Tentador, não?
Será que eu gostaria do que estava prestes ------ desnudar-se no monitor? Seria um novo lançamento da Apple, ou a minha sonhada camisa, sobre ____qual garanto que escreverei mais tarde. Uma olhada no remetente já focou mais a curiosidade, nome de mulher. Quem sabe uma leitora, uma colega de trabalho, uma amiga. No corpo do texto a coisa ficava mais intrigante. Dizia, em síntese: desculpa-me se estou sendo atrevida, mas eu te amo. Não aguentava mais me conter. Gosto muito de você. Veja aqui-----minhas fotos, espero que gostes do que vai ver. É fria. Olhei para minha aliança e pensei, melhor que vírus é ter uma mulher que amo.
Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto.
a)   à, à, as
b)   há, à, as
c)   a, à, às
d)   a, a, as
e)   à, à, às

11. A corrida dos atletas em busca de medalhas seu-----todas as pessoas muita emoção.-----muito tempo, eles se referem----- prova que foi ganha na Itália como -----mais difícil.
     Assinale  a opção que preenche as lacunas
a)   à, À, a, a
b)   a, À, à, a
c)   à, Há, a, a
d)   à, Há, à, à
e)   a, Há, à, a

12.”De tudo meu amor serei atento
      Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto
     Que mesmo em face do maior encanto
     Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou ao seu contentamento
  
 E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor que tive
Que seja imortal,  posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”

A palavra mesmo pode assumir diferentes significados, de acordo com sua função na frase. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao que se verifica no terceiro verso da primeira estrofe.

a)   Pai para onde fores, irei também trilhando as mesmas ruas.
b)   Agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é modesta, com a exterior, que é ruidosa.
c)   Havia o mal, profundo, persistente, para qual o remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis.
d)   Mas, olhe cá, mana Glória, há mesmo necessidade de fazê-lo padre.
e)   Vamos de qualquer maneira, mas vamos mesmo.

13. Os sinônimos de ignorante, iniciante, sensatez e confirmar são;
a)   incipiente, insipiente, descrição, retificar
b)   incipiente, insipiente, discrição, ratificar
c)   insipiente, incipiente, descrição, ratificar
d)   insipiente, incipiente, discrição, ratificar
e)   incipiente, insipiente, descrição, ratificar

     14. Assinale a frase em que a colocação do pronome está em desacordo com a norma culta.
a) Essas vitórias pouco importam; alcançaram-nas os que tinham mais dinheiro.
b) Entregaram-me a encomenda ontem; resta, agora a vocês oferecerem-na ao chefe.
c) Ele me evitava constantemente! Ter-lhes-iam falado a meu respeito.
d) Estamos nos sentindo desolados; temos prevenido-o várias vezes e ele não nos escuta.
e) O presidente cumprimentou o vice dizendo-lhe que todo estava certo.   

15. Podes perguntar ---- si mesmo; estou sendo bom profissional? Adotar uma postura positiva, ou seja, não se limitar apenas ---- tarefas que foram dadas a você, contribui para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporário. Fique atento às mudanças, nem que sejam ---- vezes detalhes pequenos; ainda assim, podem fazer uma grande diferença na sua realização profissional e pessoal.
a)   à, às, as
b)   a, às, às
c)   a, as, às
d)   à, as, às
e)   a, as, as

16. A República criou o brasileiro genérico e abstrato.
O mesmo tipo de complemento verbal sublinhado está na frase:
a)   ...esse esporte assumiu, entre nós, funções sociais extrafutebolísticas.
b)   ...respondem por sua imensa popularidade.
c)   ...o advento do futebol entre nós coincidiu com a busca de identidade reais.
d)   ...a vida recomeça continuamente.
e)   ...os 22 jogadores não atuavam como dois times de 11.

      17.Baseando-se no fragmento de texto da questão 16, substitua-o pelo pronome oblíquo átono correspondente.
______________________________________________________________________



18. Qual das alternativas contém erro de regência.
a)   Ele chegou imensamente emocionado na casa dos pais.
b)   Eu o vi ontem no cinema.
c)   Obedeça à lei seca.
d)   Informei os espiões sobre  a carta secreta.
e)   Paga o que deve aos teus amigos.

19  20 Coloque certo ou errado e justifique.
Não me vais dizer a verdade?
_________________________________________________________________

Tenho escrito-lhe sempre.
_________________________________________________________________



Gabarito

1 D
2 C
3 B
4 C
5 A
6 B
7 C
8 Errado. Não há crase se antes de horas houver preposição.
9 A ou B - anulada
10 D
11 E
12 C
13 D
14 D
15 B
16 A
17 Complemento verbal - objeto direto. Criou-o.
18 A
19 Certa. Palavra de sentido negativo - próclise
20 Errada. Locução com verbo no particípio o pronome não pode ser enclítico.

Nenhum comentário: