Critérios de avaliação - redação UFSM
1 O parágrafo de introdução delimita com eficiência o tema.
2 O título contribui para a abordagem do tema.
3 Progressão argumentativa e apresentação das ideias contribuem para a coerência textual.
6 Os argumentos são fundamentados em exemplos, referências e citações com excelência e evidências relevantes e suficientes para a defesa da tese.
7 O fechamento textual resulta na exploração adequada dos argumentos que sustentam a tese.
8 A seleção lexical é variada e utilizada como recurso expressivo.
9 A organização sintática; períodos, pontuação são apropriados aos objetivos argumentativos e a estrutura global do texto.
10 A ortografia, as relações de concordância, regência e colocação estão de acordo ao padrão culto da língua.
1 O parágrafo de introdução delimita com eficiência o tema.
2 O título contribui para a abordagem do tema.
3 Progressão argumentativa e apresentação das ideias contribuem para a coerência textual.
4 Os mecanismos coesivos contribuem para a clareza do texto.
5 Existem teses compatíveis para a clareza do texto.
7 O fechamento textual resulta na exploração adequada dos argumentos que sustentam a tese.
8 A seleção lexical é variada e utilizada como recurso expressivo.
9 A organização sintática; períodos, pontuação são apropriados aos objetivos argumentativos e a estrutura global do texto.
10 A ortografia, as relações de concordância, regência e colocação estão de acordo ao padrão culto da língua.
A UFSM solicita, em um texto dissertativo-argumentativo, 20 a 25 linhas, sendo que o título conta como linha.
TEMA DE REDAÇÃO - UFSM - 2012
VIVE-SE UMA ÉPOCA EM QUE PREDOMINA A ESCRAVIDÃO DO "TER QUE"
Parece que, quanto mais insatisfeitos estamos em nossa intimidade, mais bradamos aos quatro ventos sobre sexualidade, erotismo e coisas semelhantes. Mais receitas aparecem, mais obrigações, nisso, como em tantas coisas, somos escravos do "ter que". A gente tem de ser rico, ser famoso, ter melhores cartões de crédito, comprar muito, viajar muito, conhecer os resorts, ser bonito, jovem,magro, atlético, conhecer comidas sofisticadas, mas estar de dieta, apreciar bons vinhos, mas beber só água, sem gás, ser saudável, mas entupir-se de remédios, enfim viver está mais complicado. LUFT, Lia.
Ainda não estou satisfeita.
Já tentei todo tipo de dieta, fiz
exercícios e nunca consegui
manter o peso por muito
tempo. Fui a spas mais de dez
vezes e há dois meses fiz
lipoaspiração. Mas ainda não
estou satisfeita. Karina Costa
Não me atrai viajar para a Europa, mas todos meus amigos conhecem a Europa, viajam muito. Então.., eu também "Tenho de "
Mensagens alertam que, para alguém estar"por dentro" "tem de"usar roupa de grife, "tem de" comer barras de cereais,"tem de " ser " bam, bam, bam.
Da leitura dos fragmentos, destaca-se a ideia de escravidão à qual as pessoas se submetem, aceitando as imposições da sociedade que dita as regras de convivência, da moda, do luxo, da boa forma física, enfim, do "ter de".
Na sua opinião, é essa pressão do "ter de " que leva à insatisfação, à angústia, a frustrações, quando não conseguem corresponder ao que lhes é imposto?
Justifique sua resposta através de um texto dissertativo que tenha, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 25 linhas. Não se esqueça de dar um título a seu texto.
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