NO INICIO DO BLOG

16 de setembro de 2015

Questão com Poesia em Língua Inglesa no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite aos estudantes provarem seus conhecimentos em outro idioma. Parte do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, as questões de língua estrangeira do Enem, desde a edição de 2010, estão sempre dispostas após a proposta de redação, havendo a opção entre o idioma inglês e o espanhol, cuja escolha é feita pelo candidato no momento da inscrição.
Hoje, reproduzimos para nossos leitores uma questão que apareceu na edição do Enem do ano passado, resolvida e comentada.
ENEM 2014 – QUESTÃO 95
The Road Not Taken (by Robert Frost)
Two roads diverged in a wood, and I —
I took the one less traveled by,
And that has made all the difference.
Disponível em: www.poetryfoundation.org. Acesso em: 29 nov. 2011 (fragmento).

Estes são os versos finais do famoso poema The Road Not Taken, do poeta americano Robert Frost. Levando-se em consideração que a vida é comumente metaforizada como uma viagem, esses versos indicam que o autor

a) festeja o fato de ter sido ousado na escolha que fez em sua vida.
b) lamenta por ter sido um viajante que encontrou muitas bifurcações.
c) viaja muito pouco e que essa escolha fez toda a diferença em sua vida.
d) reconhece que as dificuldades em sua vida foram todas superadas.
e) percorre várias estradas durante as diferentes fases de sua vida.

RESOLUÇÃO: Alternativa A
Na seção literatura/poesia, o Enem trouxe a bela passagem do poema: The road not taken (A Estrada Não Percorrida), de Robert Frost.
Esta passagem do poema nos conduz a uma bifurcação e o autor ressalta que ele optou pelo lado menos explorado. Ele finaliza dizendo que esta decisão fez toda a diferença.
Certamente, trata-se da questão mais clara da prova, pois as três frases da poesia são, relativamente, fáceis de entender:
Two roads diverged in a wood, and I
Dois caminhos se iniciavam em uma floresta e eu
I took the one less traveled by
Eu escolhi aquela menos explorada
And that has made all the difference.
E isso tem feito toda a diferença.
A prova do inglês do Enem 2014 se alinha, ainda que apenas no formato, às provas de proficiência (TOEFL, IELTS etc.) e no quesito interpretação de texto. Isto se mostra na opção de variar no número de textos e ressaltar assuntos relevantes aos propósitos da prova. Uma iniciativa mais que válida, dada a acessibilidade aos programas de estudo internacionais oferecidos para os universitários brasileiros atualmente.

Nenhum comentário: