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12 de novembro de 2015

Redação no Enem: Cuidados com a 2ª Competência


“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.
Esse é o descritor da segunda competência que avalia as redações escritas pelos candidatos ao ENEM, um longo descritor, diga-se de passagem, que pode ser dividido em três partes:
  1. compreender a proposta de redação
  2. aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
  3. dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
primeira parte, “compreender a proposta de redação”, diz respeito ao fato de toda a prova de redação ser uma prova de leitura e escrita e não só de escrita, já que o candidato deve entender o tema e seu comando e o recorte temático proposto pela coletânea de textos motivadores. Trata-se do primeiro passo para escrever um texto autônomo e autoral.
segunda parte, por sua vez, trata-se da aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento a fim de desenvolver o tema, isto é, o candidato deve relacionar o tema com áreas como sociologia, história, biologia, filosofia, literatura, economia, política etc, mas desde que essa relação seja plausível.
Não adianta relacionar o tema a uma determinada área de conhecimento ou a um determinado autor apenas para cumprir com parte da segunda competência se essa relação não for pertinente e possível. Além disso, o candidato ao ENEM, neste momento, deve fugir dos clichês e dos sensos comuns, já que muitos, apenas para pontuar nesse descritor, acabam “apelando” para o capitalismo, globalização, mídia, propaganda dentre outros “conhecidos vilões” para qualquer tema.
Há candidatos que se apegam tanto a uma determinada área de conhecimento ou a determinada citação de um autor específico que recorre a isso em todas as propostas de redação, independentemente do tema, dando a ideia de que deseja “forçar” uma teia de relações. Citações como a de Milton Santos – “a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades” – circula em inúmeras dissertações-argumentativas mesmo que o tema não tenha nada ou muito a ver com globalização.
Já a terceira e última parte da segunda competência diz respeito à obediência e ao cumprimento do tipo textual dissertativo-argumentativo, sobre o qual já escrevemos vários textos.
A publicação de hoje teve como objetivo alertar os candidatos ao ENEM para o detalhe da segunda parte do descritor da segunda competência avaliativa da redação.
Até mais!

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