NO INICIO DO BLOG

22 de novembro de 2015

Temas de redação , afinal os vestibulares continuam!

  1. A religião no mundo. Não estamos querendo sugerir que, com este tema, cada um terá que defender ou não uma religião, mas sim, será necessário raciocinar em relação às influências que muitas religiões têm no mundo – principalmente no que diz respeito às guerras e aos atentados terroristas causados por alguns religiosos. Até que ponto as religiões serão deixadas livres? O que pode acontecer se as coisas continuarem no ritmo em que estão? O que você falaria sobre isso em apenas 30 linhas?
  2. O meio ambiente e a economia. Que o meio ambiente é afetado diariamente por poluição e descuidados de empresas e pessoas inconscientes, todo mundo já sabe, porém, será que as medidas brasileiras e também de outros países de aplicação de multas a essas pessoas é o suficiente a ser feito para ajudar a preservar o meio ambiente? O que você pensa ou o que você já estudou sobre a maior preocupação dos governos em relação à economia do que em relação ao meio ambiente?
  3. A ciência médica e a economia. Você não acha que talvez a descoberta para a cura ou o tratamento de doenças sérias como o câncer, por exemplo, já tenha sido descoberta? Bom, mas se isso for verdade, por que então a população não tem acesso a isso? Até que ponto a economia é posta à frente dos interesses da população por uma saúde melhor?
  4. Trabalho escravo no século XXI. Infelizmente, muitas pessoas mantêm trabalhadores que trabalham sob péssimas condições e que ganham nada ou quase nada – o que caracteriza um tipo de trabalho escravo. Grandes marcas de roupas e outros produtos reconhecidos no Brasil (e até no exterior), já foram descobertas utilizando este tipo de trabalho na confecção de seus produtos. O que dizer sobre isso? As multas aplicadas a estas empresas são justas?
  5. Aquecimento global. Este tema é mais do que manjado, porém, ele tem ganhado uma força ainda maior ultimamente porque o descontrole da poluição mundial tem intensificado cada vez mais o aquecimento global. Neste ano de 2016, segundo especialistas, com a passagem do fenômeno El Niño (que vem com uma força ainda maior), os resultados do aquecimento global serão intensificados, como secas extremas, chuvas intensas, temperaturas altíssimas e assim por diante. O que os governos poderiam fazer para mudar extremamente esta situação? Como a população fica nessa história?
  6. Vícios. Parece que a modernidade tem estimulado grande parte da população a ficar viciada em algo – seja em drogas, seja em álcool, seja em comprar coisas, seja em jogos, seja em comida, enfim. Mas os vícios sempre afetam as pessoas e suas famílias negativamente. Como a sociedade influencia neste mal? O que poderia ser feito, em todos os âmbitos imagináveis, para mudar essa história que caminha de mal a pior?
  7. Crise econômica no Brasil e no mundo. A crise econômica não tem dado trégua nestes últimos anos e acabou chegando no Brasil. O que levou o mundo a atingir tamanha crise? Que medidas serão necessárias para reverter esta situação?
  8. O excesso e a falta de alimentos no mundo. Pessoas do mundo todo têm consumido, em excesso, alimentos industrializados ou não, movimentando muito a economia de onde vivem. Mesmo assim, toneladas e toneladas de alimentos são jogadas fora todos os dias – sejam estes alimentos restos (estragados), sejam eles alimentos ainda bons mas que não foram consumidos por qualquer motivo que seja. Em contrapartida, várias crianças morrem de fome pelo mundo por minuto. O que está errado nisso tudo?
  9. Atividades físicas. Em vários países, como Os Estados Unidos, e até mesmo no Brasil, o índice de pessoas obesas tem crescido muito. Pensando nisso, o governo tem insistido em estimular a população a praticar atividades físicas para reverter este quadro, o que irá diminuir gastos com a saúde pública, por exemplo. O que ainda falta para conscientizar as pessoas a mudar seu estilo sedentário de vida?
  10. Alimentação saudável. Parece que tem se tornado moda passar a ter uma alimentação saudável. Antes todo mundo pensasse assim e agisse de acordo com isso, mas não é sempre assim. Contudo, essa moda tem crescido, estimulando a população a comer mais alimentos naturais, saudáveis, feitos em casa e orgânicos. Mas nem sempre essa alimentação mais saudável fica barata e acessível a todos. Além disso, a industrialização que facilita o consumo rápido de alimentos no dia-a-dia, deixa tudo mais fácil e mais barato. O que seria necessário para estimular ainda mais a população a comer alimentos melhores? Que efeitos positivos, a nível nacional ou mundial, essa mudança teria?
  11. Crise hídrica. A crise hídrica tem afetado a vida de milhões de brasileiros nestes últimos dois anos, principalmente. Mas muita gente do nordeste do país, por exemplo, já tem convivido com este problema há muito tempo. Até que ponto o ser humano é culpado por esta crise? Como as medidas preventivas e as remediadoras podem contribuir para resolver este problema tão sério? O que você discutiria sobre esse assunto?
  12. Maioridade penal. Esse assunto virou uma grande discussão no senado e caiu também na boca do povo – afinal, é correto que a maioridade penal seja mesmo diminuída? No que isso pode ajudar a sociedade? Isso irá piorar a atual situação em que nos encontramos ao ter tantos jovens já se envolvendo em crimes?
  13. Racismo e homofobia. As redes sociais têm tirado o medo e a vergonha das pessoas de falarem tudo o que pensam sobre todas as pessoas, por isso, muitas críticas e piadas preconceituosas têm caído na rede e têm sido taxadas como “apenas uma brincadeirinha”. Até que ponto isso deve ser tolerado? O que deveria ser feito com pessoas que demonstram claramente ou de maneira ofuscada o seu preconceito contra homossexuais ou pessoas de outras raças?

Nenhum comentário: