NO INICIO DO BLOG

22 de dezembro de 2015

Problemas na produção textual da UFRGS

GERUNDISMO

Escrever muitos verbos no gerúndio (aqueles que terminam em “ando”, “endo”, “indo”) é um dos erros mais comuns entre os candidatos. Além de ser repetitivo, o hábito deixa o texto fragmentado (quando um ponto final interrompe o término da frase).

LINGUAGEM COMPLEXA SEM CONHECIMENTO

Usar construções mais complexas exige conhecimento, 
alguns alunos erram ao tentar complicar uma ideia que seria simples:
— Por exemplo, na frase “eu gostaria que o mundo fosse melhor”, em vez de usar o “que” tentam usar “cujo”.

EXAGERAR NA ÊNCLISE

Em termos de colocação pronominal, os alunos costumam usar a ênclise exageradamente (quando o pronome vem depois do verbo, por exemplo, “senta-se”). No entanto, há expressões que “atraem” o pronome e exigem próclise (como em “nunca se sabe”), o que faz com que a prática se torne errada.

NÃO FAZER TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Além de falar sobre um tema, o candidato deve expor sua opinião e argumentá-la. Muitas vezes os alunos conseguem fazer um texto dissertativo, mas não argumentativo.
— Eles precisam se perguntar “o que eu acho sobre isso?” e “por que eu acho isso”, defendendo sua posição a partir de exemplos, relações ou citações — ensina.

ACHAR QUE O TÍTULO NÃO É OBRIGATÓRIO

Uma das 
principais dúvidas dos alunos é se o título é obrigatório. Não só é obrigatório, como há desconto na nota daqueles que não o colocam na prova. O aluno pode optar por usar somente a primeira letra em maiúscula (“A amizade e a felicidade”, por exemplo), ou então todas as palavras tônicas que o compõe (“A Amizade e a Felicidade”).

ESCREVER MENOS DE 30 LINHAS

Não atingir o número mínimo de linhas implica eliminação do candidato. Se há muitas rasuras, o espaço perdido é descontado do tamanho final do texto.
— Se o candidato rasurou em três linhas e tiver terminado na 30ª, ele não escreveu 30 linhas, mas 27 — exemplifica.

REPETIR PALAVRAS

A repetição excessiva de palavras demonstra falta de vocabulário. Entre as mais comuns estão as conjunções “mais” e “pois”. Por outro lado, utilizar uma palavra como sinônimo quando ela não é pode comprometer o texto:
— Não dá para inventar expressões. Se a palavra aparece uma vez por parágrafo, ok.

VÍCIOS DE LINGUAGEM

Vícios de linguagens comuns as expressões “tem gente” (“Tem gente que pensa...”) e “dentro da sociedade” (“Dentro da sociedade em que vivemos”), e o “acabar” como verbo auxiliar (“Acaba levando o jovem...”). O candidato deve evitar clichês e lugares comuns, além de não fazer abreviações.

NÃO SABER USAR VÍRGULAS

Erros gramaticais envolvendo a vírgula são frequentes. Não é correto separar com vírgula o sujeito do verbo ou deslocar o adjunto adverbial sem a empregar.

DIÁLOGO COM O LEITOR

Ao se dirigir ao leitor (“Se você pensa que...”, por exemplo) é inadequado para o texto dissertativo.

Nenhum comentário: