NO INICIO DO BLOG

28 de maio de 2018

ENEM

Redação Enem 2019

O formato da redação do Enem é o de uma dissertação-argumentativa, onde os participantes deverão defender uma tese e apresentar soluções (respeitando os direitos humanos), com argumentos e contra-argumentos relacionados ao tema proposto para o texto.
REDAÇÃO ENEM 2019
Os temas propostos geralmente são de ordem social, científica, política ou cultura, sempre trazendo um tema pertinente e que precisa ser – ou que já esteja sendo – debatido pela sociedade (seja pelas redes sociais ou pelos veículos de comunicação).
Há cursinhos e vídeo-aulas exclusivas para preparar os participantes a criarem uma redação perfeita, pois muita gente possui uma grande dificuldade nesse tipo de avaliação.
A dica é fazer várias com os possíveis temas redação Enem e pedir para que um professor as corrija. Treinar e praticar é a melhor forma de melhorar a sua escrita e se aperfeiçoar cada vez mais.

Como fazer uma boa redação no ENEM

A criação de uma redação dissertativa-argumentativa pode ser estruturada de forma simples, devendo ser dividida em três pontos que serão explicados mais detalhadamente a seguir:

Introdução: Nesse momento o participante deverá apresentar o tema e o abordagem que fará no conteúdo a seguir. É preciso ser objetivo e mostrar ao eleitor qual será a sua linha de raciocínio. Na redação Enem, os argumentos apresentados devem ser construídos para convencer o eleitor sobre o seu ponto de vista.
É na introdução que o participante deverá apontar o caminho que o texto seguirá dali por diante, mostrando a quem vai corrigir a prova do Enem que você sabe fazer uma redação do gênero.

Desenvolvimento: O participante deverá apresentar argumentos que justifiquem e corroborem com a tese de forma consistente. Escreva da forma mais objetiva possível os pontos destacados para que o eleitor possa entender facilmente o seu ponto de vista.
A dica é utilizar um parágrafo para cada argumento, pois assim será mais fácil o entendimento por parte do eleitor. Outra dica é elaborar uma frase importante e de impacto em cada parágrafo e, então, desenvolver um argumento para completar a frase.
É nessa parte da redação Enem 2019 que o participante deverá construir os argumentos e defender o ponto de vista geral apresentado no texto.

Conclusão: Para finalizar o texto, volte para as ideias apresentadas na introdução junto com os principais argumentos apresentados no desenvolvimento. A ideia é fazer um resumo de tudo que foi apresentado e, então, propor uma solução para o problema sugerido pelo tema da redação.

Possíveis temas de Redação ENEM 2019

O temas da redação Enem sempre apresenta abordagens importantes e relevantes para a sociedade. Para ajudá-los, trouxemos uma lista com 10 itens mostrando os possíveis temas de redação ENEM, confira:
REDAÇÃO ENEM 2019
  • Criminalidade entre os jovens brasileiros;
  • Desafio no combate a homofobia no Brasil;
  • As novas formas de representação familiar;
  • Sistema prisional brasileiro;
  • O combate as doenças epidêmicas;
  • Sistema de Segurança Pública;
  • Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira;
  • Os efeitos da cultura de ódio na internet;
  • A sobrevivência da cultura indígena no Brasil contemporâneo;
  • Fake news nas redes sociais.
Para tentar “adivinhar” qual será o próximo tema da redação Enem 2019, os participantes deverão ficar de olho nos noticiários e nas redes sociais para visualizar, assim, quais são os assuntos mais comentados do momento.

Como funciona a correção da redação

REDAÇÃO ENEM 2019A correção da prova ENEM 2019 leva em consideração 5 competências (que serão destrinchados a seguir), onde cada uma é avaliada separadamente e que vale entre 0 a 200 pontos.
As competências a serem avaliadas são:

Ponto 01. O domínio da norma culta da língua escrita.

Ponto 02. Compreensão da proposta da redação do Enem e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Ponto 03. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Ponto 04. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Ponto 05. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

A redação Enem 2019 é uma avaliação muito importante para a nota total do exame. Por isso é muito importante treinar e ler bastante, para que possa conseguir uma boa nota se destacar na lista de aprovados.
Se restou alguma dúvida, não hesite em deixa-lá nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Nenhum comentário: