NO INICIO DO BLOG

31 de maio de 2018

TEMA DE REDAÇÃO

Redação 
A mobilidade urbana foi tema de um fórum organizado pela Folha de S.Paulo em 2018, durante o qual foram debatidos inúmeros problemas das grandes cidades e propostas possíveis soluções. Desse fórum, destacamos duas visões polêmicas, que ainda não foram suficientemente debatidas pela sociedade.
"O carro é o cigarro do futuro"

Responsável pela implantação do primeiro sistema de BRTs -ônibus de trânsito rápido- do mundo, Oo prefeito disse que São Paulo "ganhou uma grande guerra" ao priorizar o transporte coletivo sobre pneus. Para ele, o desafio da cidade, agora, é dar qualidade ao sistema.
Lerner, que também foi governador do Paraná, disse que, definida a opção pelo ônibus, é preciso "dar outro grande salto: transformar essa concepção de corredores para concepção de rede." Para ele, é preciso planejar bem a estação de embarque, pois é muito difícil fazer um sistema de qualidade com pontos de ônibus "junto ao meio-fio".
"Não é só uma solução de transporte", disse, ao comparar o ideal urbano a uma tartaruga: "Moradia, trabalho e mobilidade, tudo junto".
.
"Motorista não é o 'folgadinho' do trânsito"

Especialistas que estudam a mobilidade nas grandes cidades formam um consenso sobre a prioridade de investimentos no transporte público.
Mas alguns combatem o que chamam de demonização dos motoristas e alertam que é preciso parcimônia na restrição ao transporte individual, pois a transição de modelo deve ser gradual.
"Ninguém está na rua brincando. Não há os 'folgadinhos de carro', 80% das viagens são por motivo de trabalho ou estudo", diz o engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em transportes
pela USP.
Ele critica a expansão muito rápida das faixas de ônibus. "Antes de pintar o chão era preciso reestruturar o sistema. Quem está de carro padece no congestionamento, sem opção, gerando um prejuízo biliardário à sociedade."
Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o gênero textual proposto e emprego da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Mobilidade urbana é algo necessário ??

Nenhum comentário: