NO INICIO DO BLOG

17 de junho de 2018

AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO NA UCS

Redação

Para esta Prova, exigir-se-á do candidato a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, no qual estejam presentes.
  • Tese: é o posicionamento crítico, preferencialmente, explícito, a respeito da proposta feita. O ideal é que o candidato responda - posicionando-se - à pergunta que lhe foi feita.
  • Argumento: é a organização das ideias de forma coerente e coesa, que buscarão convencer/persuadir o leitor, pois trará as razões pelas quais o candidato assumiu um posicionamento.
  • Evidências: são as ilustrações - exemplos, dados estatísticos, citações, experiências pessoais - que confirmarão a posição assumida no processo argumentativo. O ideal é que para cada argumento se tenha uma evidência corroborando o ponto de vista assumido.
  • Nova Tese: é a finalização do texto, mas não com uma conclusão decorrente do processo argumentativo (ratifica ou retifica); ela traz uma perspectiva diferente, isto é, uma nova tese.
  • Título: é a síntese de tudo o que foi escrito; anuncia e condensa o que foi escrito.
Observação 
Somente serão avaliadas as redações redigidas em Língua Portuguesa e transcritas, à caneta, de forma legível, para a Folha de Redação. Cada texto é corrigido por dois avaliadores, de maneira individual, sem que um tenha acesso à nota atribuída pelo outro avaliador. Chega-se à nota final, fazendo-se a média entre as duas notas obtidas se não tiver ocorrido discrepância, o que leva a uma terceira correção. Neste caso, vale a nota decorrente da terceira correção. Receberá nota ZERO a Redação em que o candidato tiver fugido do tema ou da tipologia do texto solicitado ou ainda for plágio ou estiver grafada de forma ininteligível, bem como se houver inserções indevidas, tanto no texto como em qualquer local da Folha de Redação.

Nenhum comentário: