NO INICIO DO BLOG

17 de março de 2019

COLOCAÇÃO PRONOMINAL

A Colocação Pronominal respeita aos três tipos de posição que os pronomes átonos me, te, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes podem ocupar na oração:
  • Próclise - o pronome é colocado antes do verbo.
  • Mesóclise - o pronome é colocado no meio do verbo.
  • Ênclise - o pronome é colocado depois do verbo.
Embora existam regras, a colocação dos pronomes está pendente de fatores como por exemplo, o ritmo, a ênfase e o estilo.

Uso da Próclise

1. Orações negativas, que contenham palavras tais como não, ninguém, nunca.
Exemplos:
  • Não o quero aqui.
  • Nunca o vi assim.
2. Pronomes relativosindefinidos ou demonstrativos.
Exemplos:
  • Foi ela que o fez.
  • Alguns lhes deram maus conselhos.
  • Isso me lembra algo.
3. Verbos antecedidos por advérbios ou expressões adverbiais, exceto quando haja vírgula depois do advérbio, uma vez que dessa forma o advérbio deixa de atrair o pronome.
Exemplos:
  • Ontem me disseram que havia greve hoje.
  • Agora, descansa-se.
4. Orações exclamativas e orações que exprimam desejo de que algo aconteça.
Exemplos:
  • Deus nos dê forças.
  • Oxalá me dês a boa notícia.
5. Orações com conjunções subordinativas.
Exemplos:
  • Embora se sentisse melhor, saiu.
  • Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.
6. Verbo no gerúndio regido da preposição em.
Exemplos:
  • Em se tratando de confusão, ele está presente.
  • Em se decidindo pelo churrasco, eu trato da carne.
7. Orações interrogativas.
Exemplos:
  • Quando te deram a notícia?
  • Quem te presenteou?
Leia também Quando Usar a Próclise.

Uso da Mesóclise

Mesóclise é possível apenas com verbos do Futuro do Presente ou do Futuro do Pretérito. Se houver palavra atrativa, todavia, dá-se preferência ao uso da Próclise.
Exemplos:
  • Orgulhar-me-ei dos meus alunos.
  • Orgulhar-me-ia dos meus alunos.

Uso da Ênclise

Quando o uso da Próclise e da Mesóclise não for possível, usa-se a Ênclise. A colocação de pronome depois do verbo é atraída pelas seguintes situações:
1. Verbo no imperativo afirmativo.
Exemplos:
  • Depois de terminar, chamem-nos.
  • Para começar, joguem-lhes a bola!
2. Verbo no infinitivo impessoal.
Exemplos:
  • Gostaria de pentear-te a minha maneira.
  • O seu maior sonho é casar-se.
3. Verbo inicia a oração.
Exemplos:
  • Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo.
  • Acordei e surpreendi-me com o café da manhã.
4. Verbo no gerúndio (sem a preposição em, pois quando regido pela preposição em deve ser usada a Próclise).
Exemplos:
  • Vive a vida encantando-me com as suas surpresas.
  • Faço sempre bolos diferentes experimentando-lhes ingredientes novos.

Com Locução Verbal

Nos exemplos acima existe apenas um verbo atraindo o pronome.
Agora, vejamos como ocorre a colocação do pronome nas locuções verbais. Lembrando que as regras citadas para os verbos na forma simples devem ser seguidas.
1. Usa-se a Ênclise depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal nas locuções verbais em que o verbo principal está no infinitivo ou no gerúndio.
Exemplos:
  • Devo explicar-te o que se passou
  • Devo-lhe explicar o que se passou.
2. Caso não haja palavra que atraia a Próclise, usa-se a Ênclise depois do verbo auxiliar em que o verbo principal está no particípio.
Exemplos:
  • Foi-lhe explicado como deveria agir.
  • Tinha-lhe feito as vontades se não tivesse sido mal criado.

Pronome Se e Suas Funções

O pronome "se" pode ter a função de objeto direto ou, por vezes, de objeto indireto em orações em cuja voz verbal é reflexiva.
Exemplos:
  • Queimou-se quando estava preparando o jantar.
  • Animou-se para ir à festa.
O pronome "se" também pode ter a função de sujeito indeterminado.
Exemplos:
  • Procura-se cãozinho.
  • Alugam-se casas.
O pronome "se" pode, ainda, ter a função de simplesmente realçar o discurso.
Exemplos:
  • Lá se vai a minha chance de ganhar na loto.
  • Foi-se embora sem dizer nada.

Nenhum comentário: