![]() Mas antes de mais nada, todo mundo viu que saíram os espelhos das redações do Enem? Dá para acessá-los através da página do participante, usando seu CPF e senha. Junto com os espelhos, saíram as redações nota mil e, é claro, os fofos que ficaram com essa nota já tiveram as redações publicadas e estão dando entrevistas por aí! O que será que essa galerinha da nota mil tem de diferente além da prática e do conhecimento acerca do que é exigido pelos corretores oficiais (nessa segunda parte estamos trabalhando juntos aqui na coluna semanalmente, certo? E como já mencionei algumas vezes, nosso curso de redação está disponível para que vocês possam praticar com todo o suporte!)? Uma coisa eu posso garantir: nenhum deles decorou uma redação pronta. Nem mesmo introduções prontas, conclusões prontas, nem nada do tipo. Vão lá, podem ler as redações publicadas com nota mil! Eu espero! Leram? Viram como toda a argumentação é fluída, bem construída e como eles podem até ter pensado em argumentos similares, mas nenhuma redação é muito parecida com a outra? É a partir daí que vemos que as “fôrmas” não são o caminho para a glória máxima na redação do Enem. Mas ainda assim, muitas pessoas (e, pasmem, até instituições) insistem nesse modelo, trazendo uma construção mais ou menos pronta para o dia da prova oficial. O que eu costumo chamar de “fôrmas” prontas são modelinhos de redação ou de partes de uma redação (introdução, conclusão, início dos argumentos no desenvolvimento) decorados pelos candidatos e encaixados em qualquer tema que possa aparecer. Não me refiro aqui aos conectivos entre um parágrafo e outro. Esses vocês podem inclusive reparar que são bastante parecidos (“portanto” é o campeão na conclusão) entre as redações campeãs da prova de 2018. Não há problema nenhum em termos alguns conectivos de preferência, sentir-nos mais seguros com eles e usarmos este espectro de recursos linguísticos com mais frequência. Também não são fôrmas prontas as organizações prévias que fazemos para desenvolver bem o formato exigido por cada tipo de texto com o qual nos deparamos (no caso do Enem, o dissertativo-argumentativo), inserindo qual parte do assunto (introdução com contextualização histórica, argumento pró, argumento contra e/ou conclusão com proposta de intervenção) em qual momento. As fôrmas são literalmente trechos ou frases que são transportados de uma redação-treino para outra, com o objetivo de serem decorados para serem usados em qualquer tema. Meu trabalho hoje é convencê-los a não usarem esse tipo de recurso ao produzir as redações de vocês. Nem no Enem, nem em nenhum outro vestibular, nem na vida… Então aqui estão alguns dos motivos pelos quais decorar moldes de redação é uma péssima ideia:
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23 de março de 2019
ENEM 2019 - LEIAM
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