NO INICIO DO BLOG

17 de março de 2019

TEMA DE REDAÇÃO

Como mostram os textos abaixo, a representatividade é uma demanda da nossa sociedade. Em contraposição, o mundo atual acaba mudando esses conceitos e causando a apropriação cultural. Com base nas ideias e sugestões presentes nos textos aqui reunidos, redija uma dissertação argumentativa, em prosa, sobre o seguinte tema: A apropriação cultural é uma forma de mudar nossa sociedade?

TEXTO I

No mundo da literatura de gênero, pessoas diversas têm mostrado seus rostos no mundo—suas cores, amores e aquilo que são—mas essa diversidade não está alcançando as páginas de ficção e o mundo editorial como poderia. O mundo do papel e das telas ainda é dominado por homens cis brancos fazendo o que sempre fizeram e refazendo o que sempre fizeram. É por isso que acreditamos numa forma de tomar isso de assalto, fazendo barulho com o que temos e o que podemos para mudar esse cenário. Queremos que a literatura de gênero evolua, que abrace todas as pessoas do mundo e não apenas uma minúscula parte dele.
Por isso um movimento de ruptura se faz necessário.
Apropriação cultural é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente. Ela descreve aculturação ou assimilação, mas pode implicar uma visão negativa em relação a aculturação de uma cultura minoritária por uma cultura dominante.

TEXTO III

Certa vez uma amiga branca me perguntou se, o fato dela usar um turbante, era apropriação cultural. Respondi que não necessariamente. E expliquei que a apropriação se daria se uma revista de moda resolvesse chamar ela pra falar sobre turbantes e não uma mulher negra.
E a questão é bem simples. Quando uma revista usa mulheres brancas pra falar sobre turbantes, ela conversa sobre beleza, sobre tendência, sobre estética e/ou adorno. Quando a pauta é com mulheres negras, o papo já é sobre militância, empoderamento, resgate cultural e combate ao racismo. E é por isso que mulheres brancas são chamadas, porque as revistas não querem falar sobre esses “assuntos chatos”. Sem contar que o rosto branco, numa sociedade racista, vende mais.
Outro exemplo que posso trazer é o fato do Macklemore ter ganhado um grammy disputando com o Kendrick Lamar. A apropriação se dá quando a indústria musical tenta popularizar Macklemore e esquecer Lamar. Porque não é o gênero musical que incomoda, e sim a forma como ele é transmitido. A música do Kendrick é muito mais combativa, violenta e nociva à indústria. Suas músicas tocam em assuntos delicados como racismo e a política governamental. Já a música de Macklemore não incomoda os ouvidos da América.
Há uma tentativa enorme de negar todo um contexto histórico de luta que permeia a cultura negra. É assim que a apropriação acontece, tornando uma cultura combativa em algo que não incomode o status quo.

Nenhum comentário: