NO INICIO DO BLOG

29 de março de 2019

ENEM , GURIZADA!!!


Todo mundo já viu que o edital do Enem 2019 saiu? É uma ótima já baixar e dar uma olhada nele para vocês poderem ficar ligados nas datas (pedido de isenção no valor de inscrição, prazo de inscrição e datas de aplicação, por exemplo)! Mas já adianto que teremos redação, como sempre (eba!) e que ela será aplicada no primeiro dia de prova (03/11/2019), juntamente com as provas de Ciências Humanas. O tempo é o mesmo, de 5h30min, então as dicas sobre o cálculo de tempo que analisamos há algumas semanas aqui continuam valendo (ufa)!
Um item interessante a se observar no edital é esse aqui:
15.1.21 Iniciar as provas somente após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação e na Folha de Rascunho,observada a autorização do aplicador.
Em 2018 a proposta de redação estava bem escondida, no meio da prova, o que deixou muita gente com dúvida sobre qual era o tema antes de encontrá-lo, ou fez com que os candidatos demorassem mais para ler a proposta, o que faziam só depois que a página era encontrada. A sugestão esse ano é de que, caso a proposta não tenha sido deslocada para as primeiras folhas, folheiem toda a prova e encontrem o tema de redação antes de começar! Afinal, de acordo com nosso cálculo de tempo, ler a proposta antes de fazer qualquer coisa pode ser extremamente útil para ir pensando no segundo plano do raciocínio em seus argumentos e até mesmo para reunir alguns ao longo da realização das questões, não é mesmo?
Outro cuidado a ser tomado:
15.1.23.1 O aplicador não substituirá o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e
a Folha de Rascunho por procedimento indevido do participante.
PELOAMORDEDEUS NÃO ME DERRUBEM SUCO, CHOCOLATE NEM DESENHEM NESSA FOLHA DE REDAÇÃO, HEIN GALERINHA? (Foi mal pelo grito, mas precisei garantir! Hehehehehe!) Ah, e lavem a mão quando forem ao banheiro! É todo mundo grandinho, mas não custa nada lembrar, né? Aliás, nem só para a folha de redação, mas para a vida! Hahahaha!
15.1.24 Fazer anotações relativas às suas respostas apenas no Cartão-Resposta na Folha de Redação, na Folha de Rascunho e no Caderno de Questões, após a autorização do aplicador.
15.1.25 Ler e conferir todas as informações contidas no Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, na Lista de Presença, na Folha de Rascunho e nos demais documentos do Exame.
Esses dois artigos anteriores se resumem basicamente a: leiam todas as instruções contidas na prova (sempre, mesmo que já tenham prestado em anos anteriores, já que algo sempre pode ter mudado) e sigam sempre o que o aplicador está pedindo que vocês façam. Nada de saírem destacando folhas ou preenchendo nada sem a autorização deles, por mais que já tenham experiência, ok? De acordo também com o edital, caso aconteça algum acidente ou haja algum erro nas folhas de preenchimento de resposta da prova (a de redação inclusa, claro), é aos aplicadores que vocês devem se reportar, assim como para quem entregam as folhas de respostas (folha de redação e cartão resposta) Então já deu para perceberem que eles são as figuras de segurança para nós no dia prova, certo? Quer dizer…mais ou menos…caso se recusem a entregar alguma ou todas as folhas de resposta da prova após o horário de término da prova, eles serão os que eliminarão o candidato rebelde. Então, gente, por favor, não nos decepcionem e terminem e entreguem tudo no tempo estabelecido, beleza?
Mais uma parte importantíssima do edital que nos interessa em relação à redação:
7. DAS CORREÇÕES
17.1 Serão corrigidas somente as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica do Cartão-Resposta e da Folha de Redação.
17.2 Os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão corrigidos.
17.3 O cálculo das proficiências dos participantes, a partir de suas respostas às questões de múltipla escolha das provas objetivas, terá como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O documento com a metodologia utilizada e com os critérios adotados pela banca poderá ser consultado no Portal do Inep, no endereço .
17.4 A nota da redação, variando entre 0 (zero) e 1000 (mil) pontos, será atribuída respeitando-se os critérios disponibilizados no Portal do Inep, no endereço , e na Cartilha de Redação do Enem 2019.
17.5 A redação será corrigida por dois corretores de forma independente.
17.5.1 Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências.
17.5.2 A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.
17.5.3 Considera-se a existência de discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem em mais de 100 (cem) pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos.
17.6 A nota final da redação do participante será atribuída da seguinte forma:
17.6.1 Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores.
17.6.2 Caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático) e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor.
17.6.2.1 Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartada a outra nota.
Resumindo, aqui o INEP deixa claro o método pelo qual a redação é corrigida e como a nota é atribuída. Assim como no cartão resposta, ela deve ser escrita com caneta preta. O que é corrigido efetivamente é apenas o que está na folha de redação. O rascunho e as anotações ao longo do caderno de questões não serão considerados (mais um motivo para termos o tempo calculado direitinho, incluindo passar a redação a limpo).
18. DOS RESULTADOS
18.4 O participante poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada posteriormente. A vista da prova de redação será disponibilizada no endereço
enem.inep.gov.br/participante.
Diferentemente dos gabaritos das questões objetivas, as notas das redações e seus espelhos levam um tempinho para serem divulgados, justamente por conta do processo complexo e não automático ao qual elas são submetidas. Por isso, resta termos um pouco de paciência para saber quais carinhas veremos nas reportagens sobre as redações nota mil! =D
Quis me concentrar nos trechos do edital que tratam da redação essa semana, para que não tenhamos dúvidas nem mesmo dos processos burocráticos envolvidos! A linguagem não é tão complicada e comentei alguns trechos, mas caso haja ainda alguma dúvida, não hesitem em me questionar nos comentários, ok? Não se esqueçam também de baixar o edital e lê-lo inteirinho para ficarem por dentro de todas as informações, não apenas das que envolvem a redação. Até a semana que vem!

Nenhum comentário: