NO INICIO DO BLOG

3 de junho de 2010

Criar imagens pode nos tornar felizes

É normal criarmos imagens a fim de substituir o real, pois em momentos de solidão, imaginamos e isto nos faz superar momentos de dor. Por sermos, em grande parte sensíveis, o nosso subconsciente é capaz de fazer-nos acreditar que somos felizes, ao criarmos algo de que precisamos para alcançar a felicidade. São imagens que, muitas vezes, fazem-nos superar infortúnios.
Segundo Antoine de Saint-Exupéry,"Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo."Em momentos de pura solidão, nosso cérebro pode nos fazer sentir que não estamos sozinhos, mesmo que por alguns instantes.Cria-se a imagem de um amigo. Um exemplo, são as crianças ao fazer do imaginário um instrumento, um aliado, porque na falta de um ser concreto, criam um amigo perfeito para elas. Momentos de magia que suplantam a falta de alguém.
Outra característica, comum em artistas, é o de se transformar em uma imagem, uma pessoa de quem todos gostam, que seja bonita, corajosa. A cantora Beyoncé, por exemplo, revelou à mídia que se transforma em outra pessoa nos palcos: Sasha Fierce. Alguém com mais ousadia. Isso , segundo ela, motiva-a a cantar, dançar sem se preocupar, construindo assim a imagem de que precisava para fazer sucesso.
Segundo um filósofo, a suprema felicidade da vida é ter certeza de que somos amados. Imaginário ou não procuremos ser felizes, sem nunca deixarmos de observar até onde a imagem nos faz bem, pois criá-las pode nos tornar felizes, mas precisamos saber o limite do subjetivo e construirmos nossa vida no objetivo, porque a imagem apenas ameniza certos momentos.
Monique Pereira Portella

Nenhum comentário: