NO INICIO DO BLOG

26 de junho de 2010

Tema de redação da UFRGS - MODELO COMENTADO

Considerando que o brasileiro pode ser caracterizado por diferentes traços de personalidade, de comportamento e que estes podem estar representados em inúmeras histórias individuais; escolha uma ou mais personagens da Literatura brasileira que você julgue representativas da brasilidade: determine como e por que elas representam este ou aquele traço de um brasileiro típico; e faça uma relação de caráter dissertativo, justificando sua escolha e defendendo seu ponto de vista.
TÍTULO - Morte e Vida Severina
Em seus mais de 500 anos de história, o Brasil foi representado através das mais diferentes formas de arte, como a música, a dança e as artes plásticas. Da mesma forma, a literatura nacional criou, em seus diversos gêneros, personagens que brilhantemente sintetizam alguns traços comuns à vida do brasileiro. Certamente, o retirante Severino, criado por João Cabral de Melo Neto em "Morte e Vida Severina", apresenta-se como representante típico da trajetória dos cidadãos do nosso país.
Inserido no contexto de pobreza do sertão nordestino, o poema de João Cabral narra diversas adversidades as quais seu personagem principal precisa enfrentar. Contudo, apesar de serem retratadas em uma obra ficcional, esses obstáculos, como a falta de alimento, de trabalho e de moradia, são realmente vividos por inúmeros brasileiros todos os dias, visto que, infelizmente, o nosso país é marcado por desigualdades. Ademais, grande parte da população do Brasil, assim como Severino, supera esses desafiantes problemas por conta própria, sem obter qualquer auxílio das autoridades e da elite financeira, o que aumenta o abismo social que se estabelece entre as diferentes classes.
Em contrapartida, o personagem central de "Morte e Vida Severina" também ilustra, com genial simplicidade, a "garra" dos brasileiros, que, mesmo percorrendo difíceis caminhos, não perdem a esperança. No caso de Severino, o nascimento de uma criança simbolizou a renovação de sua fé, já que recuperou a sua confiança em um melhor destino. Logo, através dessa passagem, podemos evidenciar a constante busca dos indivíduos de nosso país por um futuro melhor. As constantes migrações "intranacionais", por exemplo, são a prova de que o nosso povo busca a felicidade em qualquer localidade e não desiste facilmente de lutar.
Através das semelhanças entre o indivíduo brasileiro e o personagem de João Cabral de Melo Neto, pode-se constatar que Severino de Maria representa a dicotomia entre as adversidades e a esperança presente no quotidiano do nosso país. O poeta acreditava que somos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina. Infelizmente, na dura realidade brasileira, a igualdade está presente na morte e, no entanto, está ausente na vida. Fernanda Chaves Barcellos Carvalho - UFRGS - Medicina

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.