NO INICIO DO BLOG

3 de junho de 2010

Dicas para não errar na redação

1 Leia o tema da redação com muita atenção. Se necessário, leia mais de uma vez. Você deve estar bem concentrado para iniciar a prova.

2 Depois da leitura do tema, identifique com convicção o assunto da proposta e a abordagem solicitada sobre ele. Atenção: esse é um passo fundamental, porque dele depende seu sucesso no vestibular.

3 Após ter compreendido o tema, comece a planejar sua redação.

4 Antes do rascunho, assuma uma opinião de acordo com o que o tema pede. Nunca fique em cima do muro: a opinião deve estar muito clara.

5 Organize o que você pretende desenvolver com frases curtas ou até mesmo palavras-chave. Ou seja, faça um esquema para todo o seu texto, inclusive preveja o que você pode concluir a partir do que foi respondido e justificado na introdução.

6 Agora chegou o momento de começar o rascunho baseado no esquema que você fez. Importante: nesse momento, preocupe-se menos com a correção gramatical e mais com a eficiência de sua opinião e com os argumentos que a sustentam.

7 Com a definição da opinião e a escolha do(s) argumentos, saiba que o exemplo (a caracterização de uma situação, a experiência pessoal, um dado) é sempre uma possibilidade.

Há temas em que o exemplo parece ser desnecessário; em outros, porém, ele dá uma consistência maior à análise. Em outras palavras, comprova aquilo que você teoricamente explica.

8 Antes de passar a redação a limpo, veja se você seguiu o esquema inicialmente proposto.

Agora, é o momento de fazer as correções gramaticais, e não de acrescentar novas ideias, por mais brilhantes que sejam.

9 A aparência do texto também é importante. Lembre-se de dar um título a sua redação e de indicar a entrada de parágrafo, bem como alinhar a margem direita da folha.

Qualquer tipo de letra é aceito, desde que você escreva de forma legível, diferenciando as maiúsculas das minúsculas. Evite rasuras.

10 Finalmente, só resta contar o número de linhas da sua redação (na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o mínimo são 30 linhas).

Nenhum comentário: