NO INICIO DO BLOG

4 de maio de 2011

Segregação velada - Gabriel Facciochi Dortzbacher - Ruyzão - Ijuí - RS

Vivemos em uma era em que os papéis sociais de homem e mulher misturam-se: proporcionada pela mudança progressiva de nossa cultura; a miscigenação dos sexos, algo impensável algumas décadas atrás, tornou-se comum com o passar dos anos. Todavia, esta angústia do sexo feminino acorreu apenas em função de um objetivo: o capitalismo.
A igualdade de condições almejada pela mulher, assim como outros segmentos sociais, é uma necessidade histórica.Apesar de tida como uma divindade pelos povos milenares, devido  a sua capacidade reprodutiva, ela sempre foi excluída dos direitos civis e reservada apenas às tarefas domésticas, ao passo  de ser basicamente escravizada por certas religiões e culturas orientais, sendo alvo de barbaridades por motivos ínfimos.
A partir da revolução industrial e a necessidade de mão de obra, a mulher passa realmente a fazer parte da sociedade como um todo, mesmo sujeita a péssimas condições de vida e desigualdade de condições em relação ao homem. Após centenas de anos de submissão, a última metade do século XX trouxe à tona os movimentos femininos, denunciando milênios de crueldade e exclusão.
"Toda sabedoria é ofuscada pelo brilho da vaidade." Paulo Coelho resume a história da mulher na sociedade, sofrendo mutilações genitais, casamentos forçados,alienação cultural e até apedrejamento em público por motivos banais ou inexistentes. Embora transcendida a barreira física, a segregação entre os sexos ainda ocorre de maneira sutil e velada, ditada pelo machismo impregnado em nossa população.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nooosssaa. Escreve melhor que muitos autores por ai.