NO INICIO DO BLOG

2 de março de 2012

CRASE

  a  -  Aparece antes de substantivo, é variável; concorda com o substantivo a que se refere.

Preposição a - aparece, em geral, após verbo, substantivo, pronome, adjetivo, advérbio quando exigem.

a  - Pronome pessoal oblíquo átono - aparece relacionado ao verbo funcionando como objeto direto.

                          UTILIZAMOS CRASE

Regra geral : há crase diante de nomes femininos sempre que couber preposição.
para a
na
pela
da
Dei à ( para a) menina o picolé.
DICA: não esqueça ; paraanapelada, na regra geral.

EXCEÇÕES - CASOS EM QUE HÁ CRASE
1 Antes de horas quando pudermos substituí-las por ao meio-dia.
Enviei o currículo às 10 horas.
 EXCEÇÃO
Quando antes de horas houver preposição.
Preparei tudo para as 11 horas. 

2 Antes das palavras terra, casa, distância quando especificada.

Fui à casa de Pedro Álvares Cabral.
Cheguei à terra de meus pais.
Estou à distância de 5 metros.
EXCEÇÃO
Quando houver oposição a bordo, a mar, diante do substantivo terra.
As aves voavam rente à terra. (  OPOSIÇÃO A BORDO = no ar)

3 Antes de nomes de cidades.
DICA
Volto da - crase há

Volto de - crase não há
Fui a Ijuí. = volto de não tem crase
Fui à Itália. = volto da  crase há

4 Há crase nos demontrativos aquele, aquela, aquilo sempre que couber preposição.
DICA
Substitua
aquele por a este
aquela por a esta
aquilo por a isto
A solução não se relaciona àqueles ( = a estes) homens.
Prefiro isto àquilo. (  a isto)
Há crase com os relativos que , qual, quais se houver possibilidade de preposição.
DICA : substitua por aquela que os relativos.
A fábrica à que ( aquela que) me refiro precisa de empregados.


5 Há crase diante de palavras que indicam moda, maneira.


Veste-se à Clodovil.
Fez um gol à Ronaldo.
6  Utilizamos crase em locuções adverbiais, prepositivas, conjuntivas  femininas.
à queima-roupa
à maneira de
às cegas
à noite
às tontas
à força de 
às vezes ( = de vez em quando)
às escuras
à medida que
às pressas
à custa de
à vontade de
à moda de
às mil maravilhas
à tarde
à esquerda
à direita
às ocultas
à escuta
à deriva
às claras
às escondidas
à beça
às avessas
à revelia
às ordens
à exceção de
à cata
à sombra de
à  semelhança de 
às turras
às moscas
à tona
à espreita
à procura de
à luz

                               CRASE FACULTATIVA



1 Antes de pronome possessivo feminino.
à minha
a minha
2 Antes de nome próprio feminino.
à Lúcia
a Lúcia
3 Antes dos pronomes de tratamento, senhora e senhorita.
à senhora
a senhora
à senhorita
a senhorita
4 Com a preposição até.
Fomos até a escola.
Fomos até à escola.
                                NÃO HÁ CRASE


1 Antes de nome masculino
a pé
2 antes de verbo
a cantar
3 antes de pronomes de tratamento; exceção à senhora e senhorita.
 a Vossa Senhoria
4 com o a no singular e a palavra seguinte no plural.
Dei a pessoas erradas meu projeto.
5 Antes dos pronomes:
indefinidos ( exceção a outra e outras)
do caso reto
do caso oblíquo
de tratamento ( exceção; senhora e senhorita)
relativos ( exceção; que, qual, quais)
demonstrativos ( exceção; aquele, aquela, aquilo)
possessivos masculinos
6 Antes de artigo indefinido; uma, umas.
Fui a uma padaria.
7 No meio de palavras repetidas.
dia a dia
face a face
frente a frente
8 Quando antes do a (s) houver preposição
Entreguei para a diretora meu projeto.
Com números há crase quando o referente for feminino e pudermos substituir o a por até a.
Li da página 5, à ( até a) 45.








Nenhum comentário: