NO INICIO DO BLOG

4 de março de 2012

Tema de redação 11

Ao lançar o vocábulo "cigano", vários dicionários, através de seus representantes, tiveram que retirá-lo, pois estaria causando constrangimento. De uns tempos para cá existe a ideia do politicamente correto, mas não se pode polir na veia de documentação de um dicionário todas experiências históricas. Se no dicionário; "cigano" pode ter referências pejorativas, a culpa não é do Houaiss, único que se recusou a excluí-lo, ele apenas é o registrador da concepção viva da sociedade.
Bechara acredita que os dicionários, não apenas registram o presente, porém também o repertório da vida cultural através  dos tempos..".apagar é melhor do que explicar".
Cigano: homem errante, de vida incerta, bando, negociata sem escrúpulos.
Qual o papel do dicionário - direcionar a linguagem ou apenas documentá-la? Posicione-se em 25 a 30 linhas. Dê um título ao seu texto.

2 comentários:

juju disse...

adorei seu blog , tenho um filho de 11 anos e foi procurando temas de redação pra treinar com ele que encontri vc , Sera que dentre as suas ha alguma que eu poderia passar pra ele?

Juliana Gomes

Blog da professora sagave disse...

oi, um abraço, se ele tem 11 anos sugiro, que leia muito, todos os dias e que vá escrevendo narrativas, coisas que acontecem durante o dia, vc pode inclusive, quando o assunto requerer, que ele coloque uma opinião sobre como proceder. Os temas do meu blog são para o ensino médio, mas não deixe de fazê-lo escrever é fundamental , se quiseres posso dar uma olhada, meu email; marlenesasagave@yahoo.com.br, um abração e parabéns pela mãe que és.