NO INICIO DO BLOG

20 de março de 2012

Particularidades da Língua - parte 2

1 -  a anos - referência ao futuro. Virá daqui a anos.

2 - há anos - referência ao passado. Há anos que não o vejo.

3 - a fim de = finalidade - para.  Vim a fim de (para ) vê-la.

4 - afim = semelhante. Matemática, química e física são matérias afins.

5 - a meu ver - não se usa artigo antes de pronome possessivo.
 errado - ao meu ver
correto
a meu ver
a meu modo
a meu pedido
a meu bel prazer

6 - a par = estar por dentro, conhecimento.
Estamos a par do valor do Piso Nacional dos professores.

7 -  ao par = equivalência cambial.
O dólar e o ouro estão ao par.

8 - a ver = semelhança com.
O discurso teve a ver com o tema de outros palestrantes.

9 - haver = existir - fica sempre na terceira pessoa do singular.
Há muitos alunos na sala.

10 - acerca de = a respeito de .
Falou acerca de seu pedido.

11 - há cerca de = faz, aproximadamente.
Há cerca de dois dias que resolvemos este caso.

12 - ao nível de = à altura de.
Seu apartamento fica ao nível da rua.

13 - em nível de = no âmbito de.
Seu salário será decidido em nível de congresso.

14 - aonde = para onde.
Aonde (para onde) você vai?

15 - onde - indica movimento, refere-se a lugar.
Onde moras?

16 - cabeleireiro é a forma correta.

17 - catorze ou quatorze - ambos corretos.

18 -  champanhe - champanha, é termo masculino.

19 - descarrilar é o correto.

20 - descriminar - inocentar


21 - discriminar = separar, excluir

22 - embaixo = uma palavra

23 - em cima = duas palavras

24 - espectador = aquele que assiste

25 - expectador = aquele que tem esperança




Nenhum comentário: