NO INICIO DO BLOG

4 de abril de 2012

Modelo de redação - nota dez -Tema comentado

Tema - A igualdade racial é possível?  Redação corrigida e avaliada por professores do Unificado
Título - O brilho dos olhos
Introdução
Bob Marley definiu em uma frase o porquê da dificuldade em vencer a desigualdade racial: "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra." É chegado, portanto, o momento em que é possível tornar realidade a perspectiva de uma sociedade igual para todos, visto que, para muitos, a cor já não é o diferencial.  - Quanto à estrutura a introdução tem dois pontos, mínimo para ser parágrafo. Ao introduzir o tema com uma citação deu, ao início do texto um impacto quanto à leitura, além disso, retoma a proposta e o faz dando a entender que defenderá que já é possível uma igualdade racial; defesa que ocorrerá nos desenvolvimentos.
Desenvolvimento 1
 Embora seja utópico afirmar que, brevemente, o mundo será um lugar em que as oportunidades serão as mesmas para todas as etnias, a sociedade já percebeu que deve buscar ser igualitária. Os governos procuram corrigir os enganos passados, instituindo medidas sociais para inclusão das minorias étnicas no âmbito social. As pessoas em geral, envergonham-se por terem pensamentos preconceituosos, uma vez que ser intolerante socialmente passou a atribuir ao cidadão uma péssima imagem social. Enfim, a sociedade começou a transformar-se lentamente. - Nesse parágrafo há a defesa da tese no geral, " começamos a mudar", não há tangenciamento. Quanto à estrutura mantém o parágrafo, coerente com coesão textual.
Desenvolvimento 2
Em contrapartida, é evidente que as injustiças raciais são maiores que as iniciativas para abrandá-las. O preconceito é forte, visto que a " guerra" de Marley ainda existe. Outro obstáculo é o fato de que as medidas de inclusão social só obtêm resultados a longo prazo. No Brasil, as cotas universitárias para negros e indígenas recém-implantadas ainda não têm real expressão; porém nos Estados Unidos, onde as cotas para negros vigoram há mais tempo, formou-se uma classe média afrodescendente forte que hoje vota em Barack Obama. Curiosamente, esse candidato jamais defende a " causa negra", discursando sempre sobre uma única "etnia": A americana. Isso porque uma sociedade historicamente racista a de maioria branca - como os EUA - elegeria um presidente negro. Se não existem dois lados antagônicos - o negro e o branco -a identidade racial passa a ser igual. - Nesse desenvolvimento retoma o tema, menciona a guerra de Marley, junto a isso, repassa uma informação sobre como podemos vencer esse preconceito.
Conclusão
O mundo, inegavelmente, encontra-se distante da igualdade social idealizada; no entanto, está percorrendo o caminho certo para chegar lá. Acima de qualquer preconceito, histórico ou atual, a sociedade quer pôr fim à guerra racial, provando que hoje o brilho dos olhos importa mais que a tez.- Retoma o texto inclusive o título, posiciona-se e passa uma possível solução; não há dado novo nesse parágrafo, coerência e coesão  perfeitas.










Nenhum comentário: