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14 de abril de 2012

Modelo de texto

Tema - Devemos falar corretamente observando as variantes linguísticas existentes?
Título
O que fazer?
Introdução
A possível ameaça oferecida pelas variantes linguísticas oferecidas à norma culta alimenta debates na sociedade. A depender da intenção da fala e do interlocutor, flexibilizar a formalidade da língua favorece ao discurso. Entretanto, há quem afirme que essa maleabilidade linguística empobrece a língua padrão e propicia o falar errado. Então, como a escola deve se posicionar quanto ao ensino da língua.
Desenvolvimento 1 
As instituições educacionais visam à formação de cidadãos capazes de compreender a realidade em que vivem e atuar na sociedade. para tanto é importante dominar a língua referencial, com o fim de ampliar as possibilidades de comunicação, assim como considerar as  variantes linguísticas, reveladoras da individualidade humana e características inerentes à sociedade de classes. Faz-se necessário, por isso, um ensino formal que respeite as singularidades.
Desenvolvimento 2
Conciliar a instrução da norma culta como uso das variantes linguísticas pode viabilizar os preconceitos linguísticos. A eleição de uma língua modelo representa, diante disso, a redução das desigualdades interpessoais, uma vez que a fala denuncia o padrão socioeconômico, nível intelectual, naturalidade. Nisso se aplica a frase de Franz Kafka" a única coisa que temos de respeitar, porque ela nos une: é a língua."
Conclusão
É dever da escola ensinar a norma culta sem desmerecer as variações da linguagem. Conhecê-la e utilizá-la adequadamente confere competência linguística ao seu professor, mas indissociar uma de outra dificulta o relacionamento interpessoal. Enfim, é necessário tolerar o saber individual e limitar seu uso ao comprometimento da língua padrão.
Texto elaborado por aluno - nota dez.

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